Como fazer uma carta

Neste artigo nós vamos ensinar-lhe a escrever uma carta.

As cartas são muito importantes em diversas áreas, mas têm um papel especialmente importante no setor dos negócios, para a escola e até para as relações pessoais.

O objetivo das cartas é normalmente fornecer informações, ajuda ou apenas afeição. Mas final, como fazer uma carta?

Aqui fica um guia básico que lhe vai ensinar a fazer uma carta corretamente.

 

carta

 

Elaborar a carta

  1. A primeira coisa que você tem que fazer é decidir o padrão ao qual a sua carta irá obedecer. O estilo de escrita irá depender diratamente da sua relação com o destinatário. Por exemplo, se o destinatário é alguém com quem tem uma relação de trabalho ou algo do género a carta deve ser formal. Se está a escrever uma carta para alguém mais próximo, a escrita poderá ser semiformal.
  2. Agora você terá que fazer um timbre à carta, ou então escrever o seu endereço no cabeçalho. Utilize o carimbo da empresa se estiver a escrever uma carta de negócios. Se pretender que a sua carta tenha um ar mais profissional, crie o seu próprio timbre num programa de processamento de texto. Em vez disto, poderá simplesmente escrever o seu endereço completo no topo da carta. Escreva o texto do lado esquerdo. Na primeira linha digite o nome da sua rua, na segunda linha escreva a cidade, estado e CEP.
  3. Depois de escrever o endereço completo, recue o texto duas vezes ou dê algum espaço antes de escrever a data. Nunca abrevie a data, escreva sempre assim: ”9 de setembro de 2012”
  4. Escreva o nome, o título e o endereço completo do destinatário. Dê algum espaço e escreva o nome completo e o título da pessoa que irá receber a carta. Na segunda linha deverá escrever o nome da empresa ou organização, se for necessário. Na terceira linha escreva o endereço completo e na quarta linha digite a cidade, o estado e CEP.
  5. Comece a escrever a carta com uma saudação, esta irá claramente depender diretamente da sua relação com destinatário. Após a saudação escreva o nome do destinatário, tente usar títulos como ”Sr.”, ”Sra.”, entre outros. Este pormenor também irá depender da sua relação com a pessoa que irá receber a carta.
  6. Deixe um espaço após a saudação e comece a escrever a carta. Escreva tudo o que acha necessário comunicar ao destinatário.
  7. Termine a carta com um cumprimento, para além de encerrar o assunto de uma forma educada, o cumprimento também garante o estabelecimento de uma conexão com a pessoa que irá receber a carta. Deixe um espaço depois do último parágrafo e escreva o tal cumprimento.
  8. Coloque a sua assinatura no final da carta.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *