Como fazer um cronograma

Um cronograma é basicamente uma espécie de ferramenta que tem como objetivo gerenciar um projeto.

É possível que você não se lembre ao certo como funciona, no entanto, este artigo foi feito para ensinar às pessoas como fazer um cronograma de forma simples, rápida e, acima de tudo, eficaz.

Confira já de seguida as orientações para fazer um cronograma.

 

cronograma

Dicas para fazer um cronograma

Existem várias forma de fazer um cronograma. Estas táticas ajudam a torná-lo mais claro e objetivo, evitando que se perca tempo ao longo da construção do projeto. Tente sempre usar o cronograma para trabalhos de período longos, de modo a conseguir assim separar o tempo na medida em que desejar.

Aprenda agora a criar um cronograma:

  1. Fique atento ao caminho crítico. Com esta técnica do caminho crítico você terá a oportunidade de entregar o projeto no prazo estipulado, utilizado as suas técnicas de controle. O caminho crítico é certamente uma das partes mais importantes do projeto, pois é nele que é preciso maior empenho.
  2. Tenha uma lista para montar o seu cronograma. A explicação de um cronograma pode resumir-se em alguns tópicos que vamos enumerar já de seguida, para que quando chegue a hora de fazer o seu cronograma, saiba exatamente por onde começar. Monte a EAP, liste as atividades, estime a duração destas, defina os recusas das atividades, defina as dependências entre as atividades, defina o calendário para os recursos, defina a data inicial do projeto, monte um cronograma numa ferramenta de gestão de projetos, nivele recursos, identifique e analise o caminho crítico, trace uma linha de base, inicie o monitoramento e controle do projeto.

E pronto, estas são as principais dicas para se fazer um cronograma. Quanto estiver totalmente finalizado, não se esqueça de enviá-lo para todas as pessoas que estão envolvidas no projeto e tenha o cuidado de o manter sempre atualizado e da forma correta.

No entanto, lembre-se sempre que só o cronograma não irá influenciar o tempo que é preciso investir no projeto, pois isso irá depender diretamente das pessoas envolvidas no mesmo. Por essa mesma razão, esteja sempre em cima para que o projeto saia no tempo prometido, dando assim ainda mais credibilidade para você e para os seus parceiros.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *