Como fazer um conto

O conto, tal como o próprio nome indica, é um ato de contar algo, ou seja,  narrar, em prosa, uma pequena história,de preferência com poucas personagens.

Para fazer um conto é preciso seguir algumas orientações básicas e cumprir determinadas “regras”. Por exemplo, ao escrever o seu conto, é sempre obrigatório manter a concisão, a precisão e a profundidade. O conto não pode ser uma simples narrativa sem nexo. É preciso que o final seja muito forte, produzido com uma grande euforia, que irá obrigar a provocar uma excitação grandiosa no leitor.

Um conto deverá ter uma história curta e emocionante, com um final que surpreenda o leitor.

conto

Escrever um conto

O conto deve envolver um lado  emocional e forte para cativar o leitor. Por este motivo, o conto apresenta-se como um tipo de texto  mais abstrato que outros. No entanto, nunca pense que os contos são feitos a partir de fantasias, pois muitas vezes o autor retrata fatos reais que são desenvolvidos no texto.

Siga o seguinte passo-a-passo para saber como fazer um conto':

  • O primeiro passo é escolher uma situação. Esta não precisa de ser uma história completa, basta ser um acontecimento forte a marcante.
  • Segue-se a fase de apresentação do evento. É neste momento que você irá sair da realidade para a ficção, ou seja, é neste passo que a narrativa deixa de lado os fatos reais para entrar numa realidade diferente do evento observado, onde irá ganhar uma nova personagem e um novo ambiente.
  • Na escrita do conto deve afastar-se do óbvio, satisfazendo assim as expectativas do leitor. Deve evitar ao máximo escrever uma história que pode ser adivinhada e imaginada pelas pessoas que vão ler o seu conto. O evento só serve para iniciar a narrativa, pouco importa as personagens ou a história, o mais importante é que você não fique preso ao que 90% das pessoas podiam vir a imaginar. Nunca se limite pelo óbvio, lembre-se que o segredo, mistério e as surpresas é que dão a piada ao seu conto, aliás, é isto que muitos leitores desejam.
  • O quarto passo é desenvolver a narrativa. Após apresentar as suas personagens, de as situar no tempo e no espaço, vem a parte que mais exige a sua imaginação: a criação da parte narrativa, do desenvolvimento do texto. É nesta etapa que irá narrar os acontecimentos que surgem após a situação inicial.
  • Nos contos deverá utilizar diálogos. Estes por vezes são muito importantes e completamente essenciais para apresentar a sua personagem ou personagens. Nestes diálogos pode fazer uso de erros gramaticais, caso pretenda mostrar que a sua personagem principal não tem uma educação elevada. Os diálogos ajudam assim a construir as personagens do seu conto.
  • O final do conto deve trazer consigo uma enorme euforia e excitação. Não precisa de ser necessariamente rebuscado, basta ser inesperado e provocar o sentimento de surpresa ao leitor.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *