Como fazer Sanefas

  • on 29 de abril de 2011
  • Likes!

Para esconder a calha de um cortinado, pode recorrer a uma sanefa de caixa feita de madeira e depois pintada ou forrada com tecido ou fazer uma de tecido igual ao do cortinado — v. tam­bém cortinados.

Sanefa de caixa: Use madeira macia de 15 x 1,30 cm para o topo e os lados. O topo deve ter pelo menos mais 10 cm do que a largura da janela, de modo que o cortinado possa cobrir ainda um pouco da parede; se possível, faça a sanefa ainda mais comprida, pois de outra maneira o cortinado não correrá com­pletamente liberta para não se perder luz. Para o painel frontal de uma janela que tenha até 76 cm de largura, use contraplacado ou madeira prensada com uma espessura de 3 mm; se a janela for mais larga, o painel frontal deverá ter cerca de 10 mm de espessura.

Construa as duas peças laterais com uma largura de cerca de 15 cm; a altura deve ser cerca de um oitavo da altura da cortina. Faça dois furos em cada extre­midade do painel de topo, Aparafuse este painel às peças laterais com parafu­sos de cabeça de embeber.

Faça o painel frontal com a altura das peças laterais e o comprimento do pai­nel de topo. Fixe-o ao topo e aos lados com cola (v. colas) e pregos apropria­dos (v. pregar).

Se quiser, pode colocar a calha do cortinado (v. cortinados, suspensão de) na parte inferior do painel de topo, na metade posterior, de modo que o tecido dos cortinados não roce na sanefa. Monte esta cerca de 5 cm acima da janela, apoiando-a em esquadros aparafusados à parede — v. euros em paredes de fixação a superfícies.

Para forrar a sanefa com tecido, apli­que uma cola à base de látex no painel frontal e coloque o tecido, fazendo-o dar a volta nos topos e colando as extremidades na face posterior.

Sanefa de tecido: Este tipo de sanefa é constituído por um folho de tecido igual ao do cortinado e é fixo a uma calha própria com auxílio de ganchos, Se as cortinas estiverem no vão de uma janela, pode colocar a sanefa à frente do vão.

Considere 4 cm de altura de sanefa para cada 30 cm de altura de cortinado, acrescentando mais 7,5 cm para a bai­nha inferior e outro tanto para a bainha da cabeça. Para calcular a largura, meça o varão do cortinado, multiplique esta medida por 2 ou 2,5 e some mais 6 cm para cada uma das extremidades.

Confeccione a sanefa tal como faria uns cortinados, cosendo a fita de fran­zir de maneira que os ganchos fiquem 5 cm abaixo do topo da sanefa já pronta. Franza puxando os cordões e a fita e coloque os ganchos.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Decoração de Interiores · Outros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *