Como fazer massagem cardíaca externa

Esta técnica só pode ser efectuada quando o coração tenha deixado de bater (paragem cardíaca). Deve ser aprendida com um instrutor de primeiros socorros devidamente habilitado e só deve ser aplicada por quem lenha a prática necessária. Se for indevidamente utilizada, pode, inclusive, ser mortal.

Print Friendly, PDF & Email

Uma técnica que pode salvar vidas

ATENÇÃO: Esta técnica só pode ser efectuada quando o coração tenha deixado de bater (paragem cardíaca). Deve ser aprendida com um instrutor de primeiros socorros devidamente habilitado e só deve ser aplicada por quem lenha a prática necessária. Se for indevidamente utilizada, pode, inclusive, ser mortal.

A compressão torácica de uma vítima com paragem cardíaca pode, em conjugação com a respiração artificial, salvar-lhe a vida. A técnica consiste em comprimir o coração entre o esterno e a coluna vertebral, levando-o a bombear o sangue para as diferentes partes do corpo. O restabelecimento do fluxo de sangue para o cérebro pode levar a que o coração recomece a bater.

Técnica de emergência na paragem cardíaca

Controle dos batimentos cardíacos. Insuflar duas vezes consecutivas os pulmões da vítima por meio da respiração artificial. Para palpar o batimento cardíaco nas artérias carótidas, colocam-se as extremidades dos dedos no trajecto destas artérias ao nível do pescoço.

Massagem cardíaca externa na criança

Usa-se apenas uma das mãos para compressão do esterno (amplitude de cerca de 2.5 a 4 cm), com uma sequência ligeiramente superior a dos adultos, insuflando-se ar nos pulmões por cada compressão.

No bebé

Segura-se amparado num braço e com a cabeça na palma da mão e ligeiramente inclinada para trás. Comprime-se apenas com dois dedos (amplitude de cerca de 1.5 a 2,5 cm).

O coração parou? Depois de insuflar ar (e, assim, o oxigénio nele existente) por duas vezes nos pulmões da vítima através da respiração artificial, controla-se a existência de batimentos cardíacos pela palpação das artérias carótidas. Se não se palparembatimentos cardíacos, retoma-se imediatamente a massagem (compressão) cardíaca externa.

Descrição da técnica

Com os membros superiores em completa extensão, coloca-se a porção posterior da palma de uma das mãos cerca de uns dois dedos acima da base do esterno, pondo-se a outra mão exactamente do mesmo modo sobre a primeira e mantendo sempre os dedos levantados para cima, de forma que estes não exerçam qualquer pressão adicional sobre as costelas; assim, a pressão (ou compressão) exercer-se-á apenas sobre o esterno.

Esta compressão, de cerca de uns 4 cm de amplitude, deve ser executada ritmicamente e com a frequência dos batimentos cardíacos — 80 pulsações por minuto. Após cada 15 compressões, insufla-se duas vezes consecutivas os pulmões da vítima por meio da respiração artificial, repetindo-se sucessivamente esta sequência. Verifica-se o resultado através do aparecimento espontâneo dos batimentos cardíacos, pela palpação das artérias carótidas ao fim de 1 minuto e, subsequentemente, de 3 cm 3minutos.

Se os batimentos cardíacos espontâneos (isto é, não dependentes da compressão torácica) recomeçarem, logo que detectados pelapalpação das artérias carótidas suspende-se a massagem cardíaca, mas continua-se a respiração artificial até a vítima respirar por si própria. Deve verificar-se sistematicamente a existência de batimentos cardíacos pela palpação das artérias carótidas e recomeçar-se com a massagem cardíaca logo que não se palparem batimentos ou pulsações cardíacos.

Crianças e bebés

Quando a vítima for uma criança com menos de 10 anos, usa-se apenas uma das mãos para executar a massagem cardíaca externa.

No caso de se tratar de um bebé usa-se apenas dois dedos. Esta posição permite também a respiração boca-a-boca ou boca-nariz. Usa-se apenas a ponta de dois dedos para fazer as cerca de 100 compressões por minuto e insufla-se ar nos pulmões por duas vezes em cada 15 compressões.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *