Como fazer iogurte caseiro

Introducão

À possível exceção de um bom termómetro, tudo o que precisa para fazer um delicioso iogurte caseiro está na sua cozinha. Muitos pensam que a única forma de comer iogurte, é comprando nos supermercados os que são feitos em fábricas, mas a verdade é que as pessoas já fazem as suas próprias receitas de iogurte em casa há séculos.

535eaf40697ab01a840004d4._w.540_s.fit_

Porquê fazer iogurte caseiro?

Como a maioria das comidas caseiras, iogurte feito por si mesmo é uma melhor opção:

  • O sabor é mais agradável
  • Faz-lhe melhor à saúde (Não contém açucares, preservativos ou toxinas)
  • Mais barato
  • Não há desperdícios de pacotes

Do que preciso para fazer o meu iogurte?

Tudo o que precisa são 2 litros de leite e cerca de 120 ml de iogurte. Usar leite gordo fará o iogurte sair mais espesso e cremoso mas pode também usar leite magro. Para o iogurte , tanto iogurte grego quanto está bom mas evite qualquer tipo de sabores artificiais; prefira o simples sem adição de nada.

Quando está a escolher o iogurte , procure também na embalagem se refere que contém fermentos lácteos (as culturas de bactérias vivas presentes no iogurte/probióticos que fazem bem à flora intestinal) porque são importantes! Essas culturas vivas são o que transformam o leite em iogurte. O número de culturas não importa, já que basta uma para que dê para fazer iogurte. Dito isto, diferentes tipo de famílias destas bactérias provém diferentes benefícios para a saúde, por isso recomendamos que obtenha o iogurte que tenha maior número dessas culturas listadas nos ingredientes. Algumas comuns são : L. Bulgaricus, S. Thermophilus, L. Acidophilus, Bifidus, L. Casei.

De que equipamento necessito?

  • Panela pesada com tampa
  • espátula
  • termômetro de cozinha
  • copo de medição ou uma taça pequena
  • batedor de claras

INSTRUÇÕES :

  1. Aqueça o leite. Ponha o leite na panela e ponha em médio ou alto lume. Aqueça-o até antes de levantar fervura, a cerca de 90 graus. Vá mexendo o leite suavemente para prevenir que se chamusque no fundo da panela ou vaze da panela.
  2. Arrefeça o leite. Deixe o leite arrefecer até estar morno ao toque, a cerca de 43ºC . Mexa ocasionalmente para prevenir a formação de espuma. Uma forma de apressar este passo é  colocar a panela numa banho de água gelada.
  3. Dilua o iogurte com leite. Retire cerca de 220 ml de leite da panela e adicione o iogurte numa taça à parte.  Bata suavemente até estar bem dissolvido.
  4. Bata o iogurte diluído. Junte o iogurte diluído no leite morno enquanto bate gentilmente. Isto mistura o leite às culturas de probióticos.
  5. Transfira a panela para um forno (desligado). Tape a panela com a sua tampa e coloque-a num forno desligado- ligue as luzes do forno ou envolva a panela com toalhas para manter a temperatura estável e morna (idealmente a cerca de 43ºC) pode também fazê-lo numa iogurteira.
  6. Deixe o iogurte repousar. Deixe o iogurte repousar por 4 horas ou até durante a noite- o tempo exato dependerá da temperatura do iogurte, nas culturas usadas e no seu gosto pessoal. Quanto mais tempo ficar mais espesso e azedo ficará. Se é a sua primeira vez a fazer iogurte, cheque o sabor a partir das 4 horas de incubação e pare quando atingir a consistência e temperatura desejada. Evite mexer o iogurte até ter repousado o suficiente.
  7. Arrefeça o iogurte. Uma vez que o iogurte se encontre no estado desejado, remova-o do forno. Se vir soro de leite aquoso na superfície , pode retirá-lo do iogurte ou bater o mesmo antes de transferir para tacinhas. Bater o iogurte também lhe dá uma consistência mais cremosa. Transfira-o para copos de iogurte, tape-os e ponha no frigorífico. Iogurte caseiro têm cerca de 2 semanas de validade no frigorífico.
  8. Próxima fornada de iogurte.  Assim que começar a fazer o próprio iogurte, pode usar cada fornada para levedar a próxima. Contundo, se depois de algumas fornadas começar a sentir algum sabor estranho ou reparar que demora mais a levedar durante o repouso, isto significa que ou bactérias exteriores tornaram-se residentes no seu iogurte ou que a cultura de próbioticos está a enfraquecer. Enquanto o sabor for gostoso é seguro de ingerir, no entanto volte a usar iogurte comercial na próxima fornada e repita o processo.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *