Como fazer cerveja artesanal

Se está a pensar fazer cerveja artesanal, deverá optar pela sua produção num local com pontos de água e ralos, facilidade de limpeza, com espaço para stocks, equipamentos e materiais. Adicionalmente, deverá ser um local coberto, bem higienizado e com eletricidade.

Irá encontrar diversos equipamentos e kits na Internet ou mesmo em lojas especializadas, que o vão ajudar com esta tarefa.

Os materiais mais utilizados para fazer cerveja artesanal são o malte, lúpulo, fermento cervejeiro e água. Quanto à água, o ideal é usar água mineral.

cerveja-artesanal

Para fazer cerveja artesanal vai precisar de duas panelas de alumínio de 36 litros com torneira (uma com fundo falso), um fogareiro com duas bocas, uma balança digital (1gr de precisão), um moinho de cereais, uma válvula airlock para galão de água mineral, uma colher de pau com cabo longo, uma prensa para fechar garrafas e de um termómetro para alimentos.

Apesar de opcionais, mas ainda assim  importantes, pode incluir os seguintes materiais: chiller de resfriamento, bureta e densímetro, funil de metal e uma bomba de transferência.

Antes de começar a fazer cerveja artesanal, deve limpar todo o equipamento a utilizar com detergente neutro. Enxague e deixe secar. Também vai precisar de ácido peracético, para higienizar os equipamentos depois da lavagem.

  • A primeira etapa para fazer cerveja artesanal consiste no processo de transformação. Trata-se de moer a quantidade de malte previsto na receita que tiver. Saiba, desde já, que certos açúcares não vão fermentar e vão conferir corpo à cerveja. A outra parte, vai fermentar e produzir álcool. A brassagem deverá ser realizada de acordo com cada receita, mas em regra deverá levar cerca de uma hora e meia, com água a 65ºC. Só nessa altura é que deverá ser adicionado o malte moído à água, agitando com uma colher de pau durante todo o processo. A água não deverá mudar de temperatura, pelo que use um termómetro para controlar oscilações da mesma.
  • O próximo passo é transferir o mosto para a panela equipada com fundo falso e torneira. Deverá circular o mosto pela torneira e colocá-lo de volta na panela, repartidamente, até que fique clarificado e limpo, sem bagaços de malte. Nessa altura, deverá voltar a ser transferido para a panela da brassagem, que deverá estar limpa.
  • Saiba, ainda, que o mosto deverá ser vigorosamente fervido por cerca de uma hora e o lúpulo adicionado conforme indicações da sua receita. Depois de ferver, o mosto deverá arrefecer até ficar à temperatura ambiente.
  • Esse mesmo mosto deverá ser colocado num galão de água mineral, onde vai ocorrer a fermentação. O que nunca deverá esquecer é que, depois da fermentação, o mosto deverá ser transferido para um recipiente limpo.
  • O último passo para fazer cerveja artesanal vai ocorrer dentro da garrafa, e denomina-se de carbonatação. Deverá, então, adicionar açúcar à garrafa, na quantidade de 6 a 8gr por litro. Preencha a garrafa, mas deixando o espaço do gargalo para acumular gás carbónico. Feche-a usando uma prensa. A refermentação na garrafa vai levar cerca de cinco e quinze dias e deverá ocorrer à temperatuta ambiente.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *