Como cultivar Filodendros, planta de interior

Os filodendros, plantas de folhagem decorativa e que exigem poucos cui¬dados, são excelentes PLANTAS DE INTE¬RIOR. As folhas desta planta diferem consideravelmente no tamanho e na forma em função das espécies. Podem ser cordiformes, lanceoladas ou palmi-nérveas. Algumas têm a margem lisa; outras são muito recortadas. As folhas de algumas espécies atingem os 60 cm de comprimento. Na maioria, os filo-dendros são plantas trepadeiras.

Print Friendly, PDF & Email

Os filodendros, plantas de folhagem decorativa e que exigem poucos cui­dados, são excelentes PLANTAS de INTE­RIOR. As folhas desta planta diferem consideravelmente no tamanho e na forma em função das espécies. Podem ser cordiformes, lanceoladas ou palmi-nérveas. Algumas têm a margem lisa; outras são muito recortadas. As folhas de algumas espécies atingem os 60 cm de comprimento. Na maioria, os filo­dendros são plantas trepadeiras.

Onde cultivar Filodendros

Exponha os filoden­dros a sol directo velado. Os filoden­dros não suportam durante muito tempo temperaturas inferiores a 13°C, mas dão-se bem à temperatura ambiente normal do interior da casa.

Como regar e adubar Filodendros

Regue de modo a humedecer toda a terra do vaso. Pare quando começar a sair água pelo orifício de drenagem do vaso. Deixe secar a camada superficial da terra do vaso antes de regar novamente. No Inverno, os filodendros atravessam um período curto de repouso vegetativo. Durante esse período regue a planta só o suficiente para evitar que a terra do vaso seque completamente.

No período de crescimento, adube com um adubo líquido próprio para plantas de duas em duas semanas.

Como reenvasar

Se as raízes tiverem enchido completamente o vaso, mude a planta para outro vaso (v. REENVASAR). Encha-o com uma mistura de terra e ter-riçoou turfa grossa. Não reenvase durante o período de repouso vegetativo.

Propagação

Corte estacas de caule no início da Primavera. As estacas devem ter um comprimento de 7,5 a 10 cm e ser cortadas abaixo de um nó.

Retire as folhas de baixo e coloque várias estacas num vaso que encheu com uma mistura de 1 parte de turfa humedecida e I parte de perlite ou areia grossa.

Ponha um saco de plástico por cima do vaso, mantendo-o afastado da planta com uns pauzinhos, coloque dentro de casa e exponha-o a sol directo velado. Ao fim de três ou quatro semanas, as estacas devem ter enraizado. Retire o saco de plástico e regue pouco. Aplique mensalmente adubo líquido ao fim de cerca de três meses, mude cada estaca pára um vaso separado e trate como plantas adultas.

Tutores

Prenda as espécies trepadeiras de filodendro a um tutor inserido na terra do vaso quando a planta se começa a desenvolver. Use um fio de nylon ou de ráfia.

Para estimular a planta a emitir raízes aéreas para o tutor, envolva-o com uma camada de musgo de 5 cm de espessura. Pulverize o musgo com água uma vez ao dia.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *