Como aliviar o stress

  • on 15 de junho de 2012
  • Likes!

O stress é prejudicial para a saúde a todos os níveis, é importante saber-se defender do stress antes que ele tome o controlo da sua vida.

Aqui estão umas dicas que lhe vão ajudar a aliviar o stress:

  1. Tome um pequeno-almoço saudável. Nunca salte a refeição o pequeno-almoço, caso contrário terá uma maior tendência para sentir dores de cabeça ao longo do dia, irá ter também menos energia e uma irritação generalizada.
  2. Respire fundo. As nossas vidas às vezes são tão apressadas que muitas vezes até parece que tempo temos para respirar como deve ser, o que é muito preocupante. Em momentos de grande tensão, e não só, faça uma pequena pausa e concentre-se exclusivamente na respiração, inspirando e expirando repetidamente. Depois de vários minutos irá sentir-se muito melhor. Fazer meditação ou de ioga também pode ajudar a combater o stress.
  3. Fale com alguém. A pior coisa que você pode alguma vez fazer é guardar tudo para si, mais tarde ou mais cedo você irá explodir. Falar com outra pessoa que a possa ouvir, sem julgar, é uma óptima forma de aliviar o stress e, por vezes,  de arranjar soluções para os seus problemas.
  4. Rir imenso. Ria-se muito porque rir, para além de nos fazer sentir realmente bem é uma maravilha para a redução das hormonas do stress na circulação sanguínea e relaxa os músculos que estão tensos.
  5. Feche os olhos. Há momentos em que é preciso desligarmo-nos do resto do mundo, nem que seja por segundos. Isole-se, feche os olhos e pense em algo que lhe traga prazer ou felicidade.
  6. Mexa-se. Depois de um dia inteiro passado sentada em frente a um computador, tem que se mexer! Pratique algum tipo de exercício físico para manter os níveis de stress sob controlo e, mesmo que não possa ir ao ginásio todos os dias, faça questão de fazer alguns alongamentos em casa para assegurar a flexibilidade natural e aliviar as tensões acumuladas.
  7. Divirta-se. Não há forma mais divertida de espantar o stress do que arranjar-se para arrasar, sair com as amigas ou amigos, conversar, rir e esquecer todos os problemas que possam existir. Você irá sentir-se muito melhor depois de um pouco de divertimento.
  8. Chorar. Tal como não se deve guardar todas as nossas emoções e pensamentos só para nós, também não devemos guardar o choro. Estudos apontam que uma boa “choradela” elimina as hormonas do stress que acumulam nas alturas de maior ansiedade.
  9. Faça uma massagem. Para além de ser um bom aliado contra doenças, uma vez que fortalece o sistema imunitário, uma massagem de relaxamento é exactamente aquilo que o corpo e a alma pedem em momentos críticos de stress. Cuide-se e sinta-se bem ao fazê-lo.
  10. Diga não ao negativismo. Em situações de grande stress, é muito fácil passarmos a ser controlados por pensamentos negativos e sentimentos de incapacidade. Cultive o optimismo que existe em si e, em vez de pensar naquilo que lhe está a acontecer, concentre-se na forma como pode resolver a situação em que se encontra.
  11. Retire-se. Por vezes, uma situação é tão stressante que se não sair do local onde se encontra pode não conseguir controlar-se. Peça para fazer uma pausa, vá ao WC, suba as escadas em vez de entrar num elevador cheio.
  12. Vá às compras. Vá às compras, ver  algumas montras é um truque bem feminino para combater quaisquer sentimentos negativos e a verdade é que nem precisa de comprar nada para se sentir melhor.
  13. Aprenda a dizer que não. A palavra “não” é uma palavra que pode ser utilizada para seu benefício. Se é daquelas pessoas que está constantemente a dizer que sim a tudo quer na vida pessoal quer na vida profissional. Ás vezes, é preciso pensar exclusivamente em si e dizer que “não vai dar” ou “lamento, mas não pode ser”.
  14. Momentos a só. Todas nós precisamos de ter um tempo de qualidade a sós – faça questão de encontrar tempo para si, se não diariamente pelo menos todas as semanas e relaxe num banho de imersão com um bom livro ou veja a sua série preferida enroscada numa manta e acompanhada de uma deliciosa taça de vinho.
  15. Trabalhe com as mãos. Se gosta de costura, croché, bordados ou de fazer bijutaria? Ainda bem, porque este tipo de actividades que requer movimentos contínuos e repetitivos das mãos e ainda uma concentração plena – o que proporciona uma certa distracção – são uma óptima maneira de aliviar o stress acumulado.
  16. Debaixo de água. Num momento de grande intranquilidade, dirija-se ao WC e coloque os pulsos debaixo de água fria a correr, durante 60 segundos. Este ponto do corpo está recheado de pequenas veias de sangue que, em contacto com a água fresca, vão ajudá-la a resfriar a cabeça e a acalmar-se.
  17. Sexo contra o stress. Os estudos não se cansam de nos lembrar que fazer sexo é um delicioso anti-stressante e, se acompanhado de um bom orgasmo, tanto melhor. A tranquilidade que se sente no final é imbatível.
  18. O silêncio é de ouro. O silêncio pode ser constrangedor, mas em momentos de stress e ansiedade é o seu melhor amigo. Sempre que sentir a necessidade de calma, desligue-se do mundo – telemóvel, telefone fixo, computador, PDA, MP3, televisão, rádio – nem que seja por alguns minutos, e deixe-se invadir pelo poder tranquilizador do silêncio.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
Categorias do artigo:
Outros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *