6 dicas para saber como limpar aço inox

O aço inox está cada dia mais presente em objetos da cozinha, utensílios, móveis, entre outros. Seja uma panela ou uma geladeira, manter o seu objeto ou imóvel de inox limpo e impecável é muito importante.

Apesar do inox ser um dos materiais mais resistentes para o uso doméstico, é preciso muito cuidado e zelo para que ele dure por bastante tempo. Principalmente por que ele possui uma película de proteção que pode facilmente ser danificada por sujeira ou riscos.

Confira abaixo o passo a passo com dicas para limpar aço inox e mantê-lo conservado por muito tempo.

limpar-inox

 

Dicas de limpeza

  • Limpe as manchas instantaneamente: Procure sempre limpar as manchas e respingos imediatamente. Retardar a limpeza só dificultará o seu trabalho. Por tanto sempre que sujar uma panela, ou um fogão, procure limpar imediatamente usando detergente neutro, água e panos macios de preferencial.
  • Não use produtos abrasivos: Apesar do aço inoxidável ser um produto durável, para mantê-lo sempre brilhante, bonito e longe de manchas procure não utilizar produtos de limpeza abrasivos e fortes. Para sujeiras simples o detergente básico misturado à água morna é suficiente. Para trabalhos mais difíceis tente mergulhar o objeto na mistura e deixar de molho durante uma noite. Nunca utilize esponjas polidoras, pois as mesmas podem descascar a película protetora do objeto e danificar sua integridade. Procure utilizar esponjas macias ou panos macios sempre limpos.
  • Para objetos grandes: Para objetos maiores que não podem ser mergulhados na água com sabão, utilize um pano macio e esfregue com pouca força. O pano deve estar úmido com a mesma mistura de água e detergente mas não o use encharcado, e deve ser lavado e torcido conforme ele for ficando sujo. Logo após retire todo o detergente e certifique-se de que não sobrou nenhum restinho, pois ele pode deixar marcas além de uma descoloração parecida com um arco-íris nada agradável.
  • Para medidas extremas: O uso de produtos abrasivos está liberado apenas para ultimo caso. Mas ainda assim é necessário sua utilização com o máximo de cautela, seguindo direitinho as dicas apresentadas para que não haja nenhum tipo de danificação instantaneamente ou posteriormente.
  • Atenção: Molhe um pano macio com água quente e aplique o abrasivo (Ajax ou Ciff) em um dos lados do pano. Passe o pano com o abrasivo sobre o inox limpando e esfregando suavemente. Com um pano limpo remova todo o líquido de limpeza que foi aplicado e lave imediatamente a superfície com água e detergente. Seque novamente. A secagem é extremamente importante e deve ser feita com a maior atenção possível, pois, deixar o objeto úmido pode causar manchas impossíveis de tirar.
  • Lava-louças: Se possível lave os objetos na lava-louça, além de prática as lava-louças são perfeitas para o inox. Elas usam água muito quente, além de lavarem de forma delicada e eficiente.

Use destas dicas diariamente e perceberá que o seu aço inox continuará sempre desempenhando suas funções perfeitamente, além de manter-se sempre bonito e brilhante como comprado na loja.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *