Sabe aquelas ideias de uma música bacana, que você quer tanto fazer, mas não pintou a oportunidade, ou mesmo não sabe como dar sequência. Seguem dicas para fazer música.
Dicas para fazer música
- Escreva suas melodias já pensando nas músicas, se a letra já estiver pronta, pense nas melodias delas. Veja quais palavras deve focar mais, qual timing fica melhor nas palavras.
- Escute muita música, assim fica mais fácil de você aprender com outros compositores. Examine os estilos das bandas, os instrumentos utilizados, a tonalidade, pode te passar mais inspiração e assim criar melodias novas.
- Existem alguns compositores mais modernos que utilizam a internet para aperfeiçoar suas composições, como no caso software de composição musical, permitindo ver as letras e permitindo ouvir e ver como anda o progresso do seu trabalho.
- Quando for escrever coloque seu sentimento nisso, descreve seus atributos, seus sentimentos, principalmente no caso de amor.
- Músicas requerem algo mais apenas do amor do casal, mas sim coisas que fazem juntos ou não. Como se apaixonaram, procure trocar as palavras por sinônimos, fuja do repetitivo, pois músicas românticas existem aos montes por aí.
- Utilize metáforas, isso ajuda na criatividade e faz a música mais bonita.
- Quando usar metáfora, utilize essas comparações, mas explique o porquê delas, não deixe o ouvinte pensando demais ou com dúvidas referentes ao entendimento da sua música.
- Faça uma listagem das palavras que mais serão utilizadas na música, ou que pretende utilizar para ter uma ideia melhor do que espera para ela.
- Não copie estilos dos outros, estude outros cantores e bandas, mas não copie os estilos, tenha o seu próprio e se mantenha firme nele. Não imite nunca!
- Sempre escreva, nunca pare. Pois é no treino que a música boa aparece, nada acontece da noite por dia ou por acaso.
- Observe as músicas do momento, o que elas têm em comum e diferente pode facilitar seu processo de criação.
- Pesquise poemas na internet, que podem te dar mais inspiração e um novo ângulo para olhar.
- Pegue um papel e escreva tudo que estiver pensando, isso se chama fluxo de pensamento, assim poderá triar as melhores ideias, sem perder nada, tendo sempre criações novas.
- Entenda em seu processo criativo que sua música é composta por: introdução (onde se inicia a música), verso (parte principal da música, onde se destaca seu contexto), refrão (parte da música que não se muda, chamada de gancho, onde tanto a letra quanto a melodia não se mudam).
Com essas dicas e métodos ficara muito mais fácil de conseguir fazer a sua música, além de criar melodias lindas e apaixonantes com certeza!