Como usar a bússula

Poderá atravessar com segurança uma região completamente desconhecida se usar uma carta pormenorizada, uma bússola portátil e uma régua de plástico.

Print Friendly, PDF & Email

Poderá atravessar com segurança uma região completamente desconhecida se usar uma carta pormenorizada, uma bússola portátil e uma régua de plástico.

Como determinar a sua posição

Para saber aproximadamente onde se encontra, abra o mapa de maneira que as setas que indicam o norte fiquem à vista. Nos mapas de grande escala 1:50 000 ou maiores existem duas setas na margem superior ou lateral que indicam o norte geográfico e o magnético.

Pouse a bússola no mapa e rode este até a seta do norte magnético com a agulha da bússola ficarem alinhadas. Em seguida, olhe à sua volta e procure qualquer ponto de referência facilmente identificável no mapa por exemplo, uma igreja, um pequeno lago ou um outeiro. Procure no mapa esse ponto de referência e coloque a régua de maneira que toque esse ponto no mapa. Se não tiver uma régua, use qualquer objecto que tenha um rebordo rectilíneo, como um maço de cigarros ou um livro. Olhe ao longo da régua e rode-a de maneira que aponte para o ponto de referência real e ao mesmo tempo continue a tocar o seu correspondente no mapa. Não mude a posição do mapa.

Trace uma linha ao longo da régua. Em seguida, escolha outros pontos de referência e proceda do mesmo modo. As linhas deverão cruzar-se todas aproximadamente no mesmo ponto do mapa e a sua posição corresponde a esse ponto.

Como traçar um percurso

Escolha em que direcção quer deslocar-se e pouse a régua no mapa ao longo dessa linha sem o rodar. Olhe ao longo da linha e escolha um ponto de referência para usar como objectivo. Quando o alcançar, trace o percurso seguinte.

Solução de recurso

Se se perder e não tiver mapa nem bússola, poderá orientar-se com a ajuda de um relógio. Vire o ponteiro das horas para o Sol num dia enevoado procure a parte mais clara do céu, e a linha imaginária que divide ao meio o ângulo entre o ponteiro das horas e as 12 horas indicará o sul. No Verão, atrase primeiro o relógio uma hora para o TMG (tempo médio de Greenwich) também estrela polar.

um dispositivo multifuncional situado na coluna da direcção, e todo o conjunto poderá ter de ser substituído. Quando a buzina e accionada por um botão no centro do volante, retire ò botão; limpe e ajuste as molas de contacto que estão por baixo.

Quando uma buzina não pára de tocar

Em tal situação, dê uma pequena pancada no botão da buzina, pois e o interruptor pode estar encravado. Se isso não der resultado, abra o capo e desligue os fios ela buzina. Se for difícil chegar à buzina, desligue a bateria para Impedir que a buzina toque enquanto tema solucionar a avaria  baterias.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *