Como jogar o Jogo do Avião

Utilizando um pau, trace a figura numerada do avião num terreno sem vegetação ou marque-a com giz num pavimento.

De pé em frente do rectângulo ou casa n.° 1. o primeiro participante lança uma pequena pedra — a malha — para dentro dele. Num pé só, pula para dentro da casa, apanha a pedra e pula de volta ao ponto ele partida, sempre apoiado só num pé.

Print Friendly, PDF & Email

Utilizando um pau, trace a figura numerada do avião num terreno sem vegetação ou marque-a com giz num pavimento. De pé em frente do rectângulo ou casa n.° 1 o primeiro participante lança uma pequena pedra — a malha — para dentro dele. Num pé só, pula para dentro da casa, apanha a pedra e pula de volta ao ponto ele partida, sempre apoiado só num pé.

Em seguida, atira a pedra para a casa n.° 2 e salta num pé para a primeira casa e depois para a segunda. Recupera a pedra e regressa ao ponto de partida, pulando de uma casa de cada vez. Continua assim até atingir a casa n.º10 e voltar ao ponto de partida. O jogo processa-se sempre ao pé-coxinho.

O jogador perde a sua vez a favor de um adversário se não conseguir atirar a pedra para o rectângulo certo, se o seu pé ou a malha pousarem ou «queimarem» uma linha ou se perder o equilíbrio e pousar ambos os pés no chão. Quando chegar de novo a sua vez, o jogador recomeça do ponto onde ficou. O primeiro jogador a completar o percurso ganha.

As regras do jogo do avião variam. Por vezes, o primeiro jogador a completar o percurso «fecha» uma casa. ou seja marca-a com as suas iniciais, e o jogo continua, podendo esse jogador ficar de pé no espaço assinalado, enquanto outros jogadores têm de saltar por cima da casa «fechada».

Em algumas variantes, a pedra é lançada para uma casa e o jogador salta até lá como de costume, mas em vez de apanhar a pedra e saltar de volta ao ponto de partida, chuta a pedra de casa para casa até ã saída pela casa n.° 1.

Em algumas versões, existem os «descansos», zonas em que é permitido pousar ambos os pés; noutras, podem ser ocupadas duas casas, uma ao lado da outra, com um pé em cada uma.Os traçados do avião podem ser diferentes. Por vezes, o percurso é simplesmente um longo rectângulo dividido ao meio no sentido longitudinal e depois cortado por quatro ou cinco traços transversais, de forma a ficar dividido em 8 ou 10 partes iguais. Pode também fazer-se um desenho mas com duas casas lado a lado no topo, uma em baixo, a meio, mais duas lado a lado e por fim três casas seguidas, num total de oito casas. De uma forma geral, os aviões devem medir 3-4, 5 m de comprimento.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *