Ano novo chinês

ano novo chinês

A chegada do Ano novo chinês acontece no início da primavera, nos finais de Janeiro. Não existe uma data certa para as comemorações, pois o calendário chinês é baseado no ciclo lunar. Os primeiros registos das comemorações do Ano Novo têm aproximadamente 2.000 anos.

Rituais do Ano novo chinês

Há rituais mais específicos na cultura Chinesa  na véspera de Ano Novo. As pessoas preparam a casa, preparam-se e fazem ofertas aos Deuses.

A dança do dragão é muito usual nas comemorações no Ano Novo. Para os chineses, o animal é dotado de poder, riqueza e sabedoria.

Vermelho no ano novo chinês

Durante o Ano Novo, a cor vermelha domina as comemorações. É vista como uma cor da sorte, daí as pessoas usarem roupas vermelhas para atraírem sorte no novo ano. Para alem do vermelho, o roxo e o amarelo também são vistas como cores da sorte.

Para o último jantar do ano, as famílias reúnem-se e preparam pratos especiais, também para atraírem sorte. O peixe, as tangerinas, o arroz moti e o talharim são alimentos indispensáveis à comemoração. As frutas e doces são servidos em bandejas vermelhas ou em qualquer outro suporte dessa cor. A mesa do jantar é circular para apelar à união. A boa energia é chamada para atrair sorte. No almoço do dia de Ano Novo, os pratos são vegetarianos, pois é um dia dedicado aos Deuses, logo não se deve comer ou matar animais.

ano novo chinês

Acendem-se lanternas vermelhas para se colocarem nas portas em de entrada e só serão retiradas após 15 dias no Ano Novo. À meia-noite, costuma-se deixar todas as portas e janelas abertas para que a má sorte saia de casa.

As avós entregam envelopes vermelhos com dinheiro às crianças e aos solteiros da casa, no primeiro dia do ano.

Desejos são feitos no fim do ano

É costume escreverem-se os desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. Após escreverem os pedidos, estes são pendurados na porta, para que o vento os leve e os realize.

As comemorações são feitas com fogos de artificio para espantar os demónios e as más energias. As comemorações encerram com o habitual Festival das Lanternas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *