Dicas para fazer histórias em quadrinhos

  • on 27 de janeiro de 2015
  • Likes!
história em quadrinhos

Criar histórias em quadrinhos é mais fácil do que se pensa. Não precisamos ser expert em desenho para finalizarmos projetos lindos. O importante é sempre pesquisar, dicas para fazer quadrinhos serão muito importantes nesse ponto.

Quadrinhos se resumem basicamente em três pontos: história, arte e personagens.

Afinal de contas um bom quadrinho tem que ter uma boa história, onde prenda o leitor, ou pelo menos algo que faça algum sentido.

Precisa ter uma arte, indiferente se for bacana ou não, precisa de desenhos para que possamos acompanhar e visualizar o desenrolar da história.

E por fim precisamos de personagens que nos contem essa história. É como se fosse nossa vida, como vamos contar um pouco dela, sem nos apresentar primeiro?

 

Como fazer uma boa história em quadrinhos

  • Planejamento: Primeiro pense em sua história, no que pretende contar. Antes dos personagens, precisamos saber o que eles vão nos contar. Monte primeiro sua história sem pressa, de preferência em detalhes antes de rabiscar qualquer coisa.
  • Personagens: Agora que já sabemos o que vai acontecer em nossa história, precisamos montar nossos personagens e objetos. Imagino-os e depois os desenhe. Calmamente, com tudo que imaginou para eles, mas obviamente se adequando a história contada. Isso inclui os cenários.Dicas para fazer quadrinhos
  • Storyboard: Já tendo montado sua história, personagens e cenários. Vamos montar nossa narrativa (Storyboard), ou seja, iremos fazer rabiscos de como seria nossa história em quadrinhos se estivesse pronta. Ainda será um rabisco, mas ficará parecido com as páginas de HQ, onde colocaremos os balões de fala, a posição dos personagens, como você sonhou.
  • Storyboard 2: Se dê um descanso e após isso refaça sua Storyboard, retire os excessos, verifique se está coerente com o que pensou. Corrija todos os erros que acabou cometendo da primeira vez, coloque como se fosse uma revisão do primeiro. E faça isso pelo menos mais umas duas vezes, até achar que ficou do jeito que sonhou. E lembre-se o leitor nunca leu essa história antes, portanto além de criativa deve estar clara.
    Dicas para fazer quadrinhos
  • Quadrinhos: Desenhe os quadrinhos na folha oficial. Lembre-se dos espaços, se forem verticais ou horizontais, tamanhos. Pois será que sua história será contada. O fluxo da leitura é importante por causa disso.
  • Desenhos oficiais: Agora vamos começar as partes mais divertidas, depois de montados os quadrinhos, vamos adicionar os balões das falas, pois depois deles, podemos designar os espaços para os personagens, objetos e cenários. Assim nada ficar sobrepondo outra parte.
  • Desenhe 2: Podemos começar a desenhar os personagens e tudo mais. Desenhe o máximo que puder sempre, não importe se ficar bonito ou não. Todo personagem, precisa de uma cabeça, corpo e membros, daí vamos criando o restante dos detalhes.
  • Finalizando: Redesenhe tudo que fez acima, agora com tinta. Para os traços ficarem marcados.
  • Finalizando 2: De todos os desenhos feitos, escolha um para o esboço, este será o oficial. Esta é sua história. Siga sempre da frente para o fundo.
  • Retoques: Tudo terminado apague tudo que foi feito a lápis, deixando apenas a tinta. Scaneie todo o processo com alta qualidade, no computador pinte as áreas dos desenhos, depois os balões, revise mais uma vez e pronto!

Agora sua história em quadrinhos existe e estará exatamente como nos seus sonhos, agora é só publicar!

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Ensino · Tutoriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *