Como preservar rosas

O dia do namorados está quase a chegar e, sem dúvida, que os bouquets de rosas são das prendas mais populares nesta época.

Se o seu amado a costuma surpreender com um bonito ramo de rosas, mas fica sempre com pena quando as flores acabam por murchar e precisa de as deitar fora, então saiba que com algumas orientações simples as pode preservar durante anos.

Curiosa para saber como pode preservar rosas? Então, siga as nossas próximas dicas e guarde para sempre esta romântica prenda, não só na sua memória, mas também perto da sua vista.

 

 

Aqui ficam 5 formas de preservar rosas:

  1. A primeira forma de preservação de rosas que lhe sugerimos passa por colocar o ramo ou flor de cabeça para baixo (como mostra a figura). Contudo, tenha sempre o cuidado de pendurar as rosas de cabeça para baixo, antes destas ficarem tão murchas que as pétalas comecem já a cair. Deixe as rosas secar e depois pode usá-las como bonitos arranjos florais secos. Também pode apenas guardá-las pelo sua importância simbólica.
  2. Se não quiser preservar o ramo todo, mas apenas as pétalas também o pode fazer. Retire as pétalas das rosas antes destas começarem a murchar e faça potpourri. Coloque as pétalas em cima de papel ou tecido e deixe secar. Algumas pessoas costumam secá-las entre páginas de livros, pois acabam por ficar lisas e direitas, mas se quiser aplicar esta técnica tenha cuidado para as pétalas não conterem nenhum humidade, pois podem manchar as páginas do livro.
  3. Use gel de sílica para preservar as rosas, caso a forma e cor  das flores sejam importantes para si. Mergulhe as flores na sílica, que pode ser comprada na maioria das lojas de artesanato. Note que a sílica irá remover o cheiro das rosas, por isso, o seu agradável aroma não será preservado.
  4. Também pode optar pela preservação pelo frio. Para o fazer precisa de remover a humidade das rosas, usando uma câmara de vácuo frio. Esta técnica mantém a beleza e perfume das rosas praticamente intactas. Este processo é normalmente feito por profissionais competentes e especializados, o que pode ser bastante dispendioso.
  5. A nossa última sugestão de conservação de rosas é muito simples, mas eficaz. Mergulhe as rosas num pouco de glicerina para as conservar. Esta técnica vai mantê-las flexíveis e perfumadas. A glicerina pode ser adquirida em lojas de artesanato ou farmácias.

Com estas orientações de preservação de rosas vai poder guardar para sempre aquela rosa especial que alguém lhe ofereceu e que tem um significado especial para si.

Estas técnicas de preservação também podem ser usadas para preservar outras espécies de flores.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Faça Você Mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *