Como fazer uma revista digital

Uma revista digital com o conteúdo certo pode ser bastante interessante, tenha ela uma periodicidade definida, ou não.

Um bom formato para este tipo revistas, é o PDF, cuja denominação completa é ”Portable Document Formar”. Este tipo de formato tem a particularidade de poder ser aberto praticamente em qualquer lugar, em qualquer sistema operacional, e em muitos dispositivos portáteis, sem perder a formatação, para além de facilitar a impressão.

Sem dúvida que o conceito de revista digital pode ser muito interessante, é bastante diferente de um site, é algo que as pessoas podem guardar.

Fazer um revista digital não é particularmente complicado, contudo, fazer uma revista digital de qualidade já exige algum cuidado e as ferramentas adequadas. Diversas edições  fazem uso do OpenOffice, que ajuda a produzir  uma revista de qualidade, sem grandes esforços.

 

revista-virtual2

 

Vantagens do OpenOffice

Quais são as vantagens de utilizar o OpenOffice?

Para além de ser muito fácil de usar, ele exporta facilmente os arquivos diretamente para PDF, sem precisar de usar qualquer conversor adicional. Para além disso, a revista digital fica com uma ótima qualidade, os textos ficam completamente legíveis e com aparência profissional.

O segredo principal é usar o ”Impress', que é um editor de impressões. Basicamente irá ficar uma apresentação de slides, porém em PDF. A sua revista digital irá ficar semelhante a um Power Point, mas a vantagem é que o OpenOffice já traz tudo o que você precisa.

Passo-a-passo

O processo é simples e rápido. Abra o Impress, insira os slides, as imagens, os textos… Se for necessário, edite as imagens num editor à sua preferência. Os textos podem ser colados e editados dentro do Impress, o ideal é colar um texto sem qualquer formatação e formatá-lo dentro da apresentação.

Leia os seguintes passos e dicas:

  1. O projeto de arquivo do Impress tem o formato ”.odp”. Ao inserir imagens, você pode arrastá-las para cima dos slides. Da próxima vez que abrir a sua revista digital, as imagens irão estar no mesmo lugar.
  2. Recomendamos que use o slide em branco para os slides, isso possivelmente irá melhorar o posicionamento dos dados na página, visto tratar-se de uma revista digital.
  3. Quando arrastar uma imagem para o slide, solte-a num local vazio. Se soltar em cima de outra, esta última irá desaparecer.
  4. Para redimensionar as imagens e os objetos, clique uma vez para selecionar, e depois arraste uma das bordas. Segurando a tecla SHIFT durante o arraste, a proporção do tamanho irá manter-se.
  5. Para colocar textos na sua revista digital, use a ferramenta de texto, que pode ser acedida clicando no botão ”T”, na barra de ferramentas inferior.
  6. Como é uma revista digital, sinta-se livre de inserir links.
  7. Para mover objetos para frente e para trás, em camadas, clique neles com o direito e escolha ”Dispor > Enviar para…”. Isso serve para definir que a imagem ou o objeto deve ficar ”por cima” de outro.
  8. Para aplicar o zoom, use o menu ”Exibir > Zoom…”
  9. Sendo uma revista digital evite mudar o tamanho da página, pois no tamanho padrão, ela será proporcional às telas 4:3, logo, irá ser melhor exibida na maioria dos monitores, inclusive em tela cheia.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *