Como fazer uma caixa de som automotivo

Uma caixa de som é algo fundamental para quem deseja ter um sistema de áudio de grande qualidade e potência. O nível da construção da mesma irá influenciar a qualidade e frequência do som.

Atualmente, existem dois tipos de caixas de som automotivo: as seladas e as dutadas. A primeira tem a função de realizar sons mais secos e sem extensões de graves, já a dutada realiza batidas um pouco mais prolongadas. O volume da caixa também irá influenciar as propriedades do som que é emitido pela mesma.

Mas, sabia que você mesmo pode fazer uma caixa de som automotivo? Veja as seguintes instruções.

caixa-som

Fazer uma caixa de som automotivo

  1. O melhor material para começar a construção de uma excelente caixa de som automotivo é o MDF. Este material é uma variante dos aglomerados e compensados, mas tem enorme qualidade e durabilidade.  As medidas perfeitas para as caixas de som automotivo normais estão entre os 16 e os 20 mm. Estas irão garantir uma excelente construção e uma ótima ressonância. A primeira coisa a fazer é elaborar um estudo do alto, o falante que irá ser posto na caixa. Vai precisar de conhecer as especificações de cada falante, em termos de volumes das caixas seladas e dutadas, isto tudo para ter um bom resultado final de sonorização. Após isso podemos começar a estudar e planear a construção da caixa. A estrutura clássica de uma caixa é o paralelepípedo, o volume poderá ser calculado através da fórmula V (cm3) = A (cm) x C (cm) x L (cm).
  2. Quando tiver conhecimento das medidas certas, desenhe a forma e medidas que devem ser feitas no MDF. Vá buscar a serra e com cuidado, corte as chapas de MDF. Corte também os buracos que irão ser feitos para os falantes. Para fazer os furos dos falantes, corte 2 ou 3 furos com a furadeira e após isso use a serra.
  3. Com o objetivo de deixar a caixa com um bom acabamento, e com o mínimo de vazamentos possíveis, poderá utilizar cola branca nas junções juntamente com os pregos. Poderá também fazer o mesmo processo com parafusos, o resultado será o mesmo, no entanto, será mais complicado de fazer. No final, provavelmente, você irá reparar que a caixa ainda tem muitas brechas. Com o farelo que saiu do MDF, quando você fez o corte, faça uma massa para vedar a caixa, junte o farelo com cola branca, passe por dentro e por fora nas juntas e espere até secar. A caixa finalmente estará pronta. Para o acabamento utilize corvin, passe cola de sapateiro e estique o corvin, depois recorte os cantos. Depois disso, realize um furo na parte traseira com a furadeira para passar os fios. Com a caixa feita, encoste os falantes nas posições que deseja e marque as posições dos furos com a furadeira. Agora deverá retirar o falante e fazer o guia dos parafusos, furando até ultrapassar o MDF, após isso coloque os falantes e parafuse. E por último, instale na posição que deseja e ligue os módulos de potência.

Como vê, é fácil fazer uma caixa de som automotivo.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *