Como fazer Sabonete

Com a conjuntura económica actual, qualquer truque e dica que nos faça poupar dinheiro é bem vinda ainda mais se for bastante simples e prático, como será este artigo que ensina como fazer sabonete. Pode até pensar que fazer algo tão “barato” e pequeno poderá não compensar, mas já diz o ditado que de grão a grão enche a galinha o papo para além de com esta técnica de fazer sabonetes poderá desenvolver as suas próprias formas, cores e tamanhos de sabonetes.

Qualquer membro da sua família poderá tentar fazer sabonetes o que também fará um dia diferente e engraçado com o s mais jovens. As pessoas que preferem fazer sabonetes em casa por norma optam por fazer sabonetes de glicerina, já que é o mais fácil de arranjar e o com mais facilidade de moldar, para finalizar o seu produto como se fosse uma obra de arte. Mesmo que o processo não seja complicado, deverá ter muito cuidado com os ingredientes para fazer sabonete, principalmente com hidróxido de sódio, que quando junto a outros ingredientes, poderá ficar bastante quente, o que é bastante prejudicial para o contacto longo com a pele ou com os olhos. Tome algumas medidas de segurança antes de executar o conhecimento de como fazer sabonete.

Importância do pH ao aprender como fazer sabonete

O pH têm de ser idêntico ao da nossa pele, de forma a não criar problemas de pele. Neste caso para fazer sabonete, terá de ter em atenção ao pH e manter o seu nível próximo do 7, que corresponde ao pH neutro. Mais uma vez, alertamos para as medidas de segurança sempre que haja produtos em contacto com a pele.

Equivalências para fazer sabonete caseiro

Como é óbvio, qualquer “receita” caseira têm medidas certas e esta não será diferente. Terá de ter em atenção a proporção das medidas caso queira fazer algo fora do comum, de forma a não estragar o seu sabonete. Se pretende fazer o dobro de um sabonete de medidas normais, terá de duplicar a dose em todos os ingredientes.

Estas são algumas equivalências importante que terá de ter em atenção

  • 1 colher de sopa equivale a 15ml
  • 1 colher de chá equivale a 5ml
  • 1/2 colher de chá equivale a 2.5ml
  • 1/4 colher de chá equivale a 1.25ml
  • 3 colheres de chá equivale a 1 colher de sopa
  • 88 gotas equivale a uma colher de chá

Como escolher Glicerina para fazer sabonete em casa

Irá encontrar, tanto na Internet como em drogarias, bastantes bases com glicerina, algumas com mais e outras com menos ingredientes. A qualidade da glicerina é muito superior a de a uns anos trás, isto devido a exigência do mercado e dos produtos de higiene que cada vez mais têm de causar boa impressão no cliente, tanto a nível de limpeza, cheiro, toque na pele, etc.

Para verificar o estado e qualidade da glicerina deverá ter em atenção 4 pontos essenciais.

  1. Uma base de glicerina de boa qualidade não produz odores desagradáveis. Estes odores são provenientes de alguns ingredientes de origem animal e outros de má qualidade.
  2. Verifique se a base de glicerina para fazer o seu sabonete em casa têm alguns flocos ou blocos de outras cores na base. Esses bocados poderão indicar defeitos ou formação de outros ingredientes, que podem ser prejudiciais ao seu sabonete.
  3. Tome em atenção o aspecto da base, caso esteja húmida  e com manchas também devera evitar essas bases. Estas bases por norma têm tendência a ficar mais moles e é uma característica de pouca qualidade.
  4. O cheiro é também ele bastante importante. Tenha cuidado com os cheiros da glicerina, principalmente o cheiro a álcool.  Se acontecer, peça para trocar a base de imediato.

Iremos agora ensinar como fazer alguns tipos de sabonetes, onde poderá dar largas a sua imaginação e criar os seus próprios sabonetes.

Como fazer sabonete de tangerina com feito mesclado

Material necessário:

  • 200 g de base de glicerina transparente,
  • 20 g de base de glicerina verde,
  • 3 ml de essência de tangerina,
  • forma de silicone com formato de tangerina,
  • álcool de cereais, medidores, espátula, panela esmaltada e faca

Insira a glicerina em duas panelas diferentes e deixe em banho-maria. De seguida pegue em dois copos e prepare a glicerina para ser moldada. Despeje a glicerina com os ingredientes da tangerina na forma de silicone, ou numa outra que prefira e espera alguns minutos. Após este tempo despeje a glicerina verde e vá misturando devagar para dar o aspecto mesclado. Para secar deverá demorar cerca de 3 horas, basta que retire da forma.

Como fazer sabonete de argila verde com extrato de hamamelis

Material necessário:

  • 1 kg de glicerina incolor ou branca
  • 50 gr de argila verde
  • 40 ml de extrato de hamamelis
  • 15 ml de essência de sua preferência

Derreta a glicerina e de seguida deixei arrefecer, durante aproximadamente 3 ou 4 minutos. Após deixar arrefecer junte o extracto e a esse recipiente e misture. Numa forma ao lado, misture outro bocado de glicerina com argile e e junte tudo na forma do seu sabonete. Deixe secar e retire da forma.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • OLa, gostaria de compartilhar um site onde tem varias dicas parea fabricarçãa de sabonetes segue http://www.comofazersabonetes.com

    como fazer sabonetes 11 de maio de 2012 13:58 Responder
  • gostaria de fabricar em casa sabonetes para vender,ou seja ter meu proprio negocio,quais materiais devo comprar

    ismália de fatima santos da silva 21 de setembro de 2012 22:31 Responder
  • QUERO RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE A FABRICAÇÃO DE SABONETES.

    BOTANICA BRASILEIRA 17 de janeiro de 2013 21:27 Responder
  • eu gostei da ideia de faser sabonetee bom de mais

    Cleuza Silva 8 de março de 2013 23:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *