Como fazer papel timbrado

A função do papel timbrado é transmitir a imagem de uma empresa na correspondência.

Trata-se de uma folha com o logótipo de uma empresa, em forma de marca d’água, para utilização como cartas comerciais, ou seja, para a comunicação empresarial.

Deverá ter consciência de que ele faz parte da identidade corporativa da empresa, além de fazer parte do material institucional previsto para apresentar o padrão de utilização da marca. Por tudo isto é deveras importante perceber como fazer papel timbrado, caso a empresa o solicite e não tenha um design próprio para o fazer.

Seguem-se algumas dicas de como fazer papel timbrado.

Papel timbrado

papel-timbradoPara uma fácil execução aconselhamos que faça o papel timbrado através do Microsoft Word. As dicas que se deixam foram baseadas no Word 2007.

  • Comece por inserir um cabeçalho. Depois de aberto o programa, deverá inserir um cabeçalho clicando no menu Inserir e, de seguida, em cabeçalho, que se encontra na parte do centro do menu. Poderá optar pela primeira opção, que é Em branco.
  • De seguida, tem a opção de escolher, ou não, colocar uma borda. Caso queira introduzir uma no seu papel timbrado, clique na divisória layout da página e, em seguida, bordas de página. Um quadro vai-se abrir, onde poderá escolher a opção que mais se adequar ao que pretende e ajustar o estilo, cor e largura.
  • O logotipo é essencial. Assim, deverá voltar a clicar no cabeçalho para poder inserir o logotipo, que deverá estar em formato de imagem. Para que o alinhamento se torne mais fácil, deverá inserir uma “forma” e abrir um retângulo dentro do cabeçalho, inserindo a imagem dentro dele.
  • Lembre-se de tirar as bordas da Forma, pois ela está com uma borda, por pré-definiçao do programa, que deverá desaparecer. Para isso, selecione a forma e depois, deverá clicar com o botão direito e, em seguida, em Formatar AutoForma. Na secção Cor, deverá escolher a opção sem cores e aceite, clicando em ok.
  • Agora, chegou a altura de inserir as informações em texto. Caso queira adicionar algum tipo de informação além do logotipo, deverá inserir uma caixa de texto, colocando apenas o necessário, como o slogan ou o website da empresa, a título de exemplo.
  • Lembre-se que deverá, de novo, tirar as bordas da caixa de texto. Deverá tirar a cor da borda. As palavras deverão estar dispostas em branco no cabeçalho.
  • Chegou ao ponto em que implica a utilização de um rodapé. Leve as principais informações colocadas no topo da folha para a parte de baixo (como o site da empresa) e acrescente o endereço completo da empresa, com os principais contactos.
  • Agora, deverá inserir uma marca d’água. Em layout da página, clique em marca d’água. Em personalizar marca d’água, escolha marca d’água de texto, inserindo o texto no espaço, caso não se trate de nenhuma opção pré-formatada pelo Word.
  • E já está quase no fim do processo de como fazer papel timbrado, pois chegou a altura de colocar o logotipo como marca d’água. Assim, na mesma janela de personalização da marca d’água, vai poder inserir apenas o logotipo.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Empresas e Finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *