Como e onde encontrar trabalhadores para terceirizar funções

Existem muitos locais onde você pode encontrar trabalhadores autônomos competentes e dispostos a oferecer trabalho de qualidade a preços razoáveis. Muitas plataformas online incluindo Elance.com, Guru.com em inglês, workana.com, nearjob.com.br no Brasil e
zaask.pt em Portugal oferecem trabalhadores capacitados a taxas muito razoáveis. Aqui estão alguns dos melhores locais para encontrar trabalhadores para quem você pode terceirizar projetos:

  • Elance – www.elance.com
  • Guru.com – www.guru.com
  • Society of Professional Consultants – www.spconsultants.org
  • Freela – www.freela.com.br
  • Nearjob – www.nearjob.com.br
  • Workana – www.workana.com
  • Zaask – www.zaask.pt

A maioria dos sites listados acima cobra adesão dos vendedores (também chamados de trabalhadores autônomos) e taxas de transação para participar nos sites. Isso significa que você tem maiores chances de encontrar candidatos vantajosos quando você trabalha com um desses sites em comparação com muitos sites grátis, onde os vendedores (ou trabalhadores) fornecem referências que podem ou não ser factuais.

terceirização3

Em que outros locais você pode achar trabalhadores autônomos?

Peça referências a seus amigos e familiares. Pergunte a seus colegas de trabalho. Você pode se surpreender ao saber quantas pessoas oferecem serviços de contratos independentes. Você deve mencionar suas necessidades para sua rede de conhecimentos e associados e ver o que você consegue. Caso já tenha um site criado, você pode considerar colocar um anúncio ou pedir a pessoas interessadas para preencherem um pequeno questionário para que se veja se as suas competências, talentos e habilidades corespondem àquelas que você precisa.

Assim que você começar a ver plataformas de emprego e sites como Elance.com, você tem que saber como eles funcionam para encontrar os melhores trabalhadores. Vamos analisar os prós e contras dessas plataformas de trabalho.

Como Funciona?

A maioria dos sites de trabalho funcionam da mesma forma. Em termos gerais, você pode criar uma conta como “comprador” (normalmente isso é grátis, como em sites do tipo Elance). Quando criar sua conta, você coloca um projeto que precise ser terceirizado.

Digamos por exemplo que você precisa de um programador para desenhar um site curto e simples. Você pode postar os detalhes do seu projeto quase sempre sem custos.

Depois você tem várias opções. Você pode abrir as inscrições e permitir que trabalhadores autônomos se candidatem ao seu projeto ou você pode rever os perfis e portfólios de trabalhadores da base de dados do site e convidar certos trabalhadores a se inscreverem no seu projeto.

Muitos compradores fazem uma combinação dos dois. Eles buscam nos portfólios e perfis de vários vendedores (trabalhadores oferecendo seus serviços) e convidam pessoas a se inscreverem, mas também abrem as inscrições para qualquer um que esteja interessado no projeto deles.

Aqui estão coisas a fazer e não fazer antes de escolher o trabalhador:

  • Verifique as referências. Você deve sempre verificar as referências de um trabalhador autônomo. Muitos sites permitem que os prestadores de serviços incluam suas credenciais e referências. Outros, incluindo Elance.com usam um sistema de feedback. Esses sistemas permitem que você veja o feedback da pessoa que se inscreveu no seu projeto para que você tenha uma ideia sobre como eles entregaram o trabalho para outras pessoas.
  • Não despreze um novo trabalhador. Alguém que criou o seu perfil recentemente pode não ter um longo histórico de trabalho como alguém que se cadastrou há vários anos, mas suas capacidades podem ser superiores. Como você sabe quem escolher? Pergunte às pessoas com as quais você pensa trabalhar para te darem amostras e referências de trabalhos relacionados.
  • Veja o feedback. Muitos sites, incluindo o Elance, têm uma política de feedback. Isso permite que compradores e vendedores se classifiquem. Como comprador, você pode classificar o desempenho de um prestador de serviços. Isso quer dizer que quando você atribuir funções a alguém, essa pessoa irá em geral oferecer a você o melhor serviço possível para ganhar um bom feedback de você. Isso irá melhorar o ranking dela e garantir que ela consegue trabalho de forma constante.
  • Procure por um prestador de serviços com histórico de trabalho com clientes de reputação. Isso te dará uma pista de que o prestador de serviços provavelmente faz um bom trabalho e fará o mesmo por você.
  • Peça por amostras. Caso seja necessário, verifique a validade das mesmas. Você deve ter atenção com prestadores de serviços que simplesmente copiam e colam ou plagiam material de outros.
  • Não entregue a um trabalhador novo o seu maior projeto. Comece pequeno para que você sinta como o prestador de serviços trabalha e se ambos conseguem estabelecer uma relação de trabalho razoável e mutuamente benéfica.
  • Busque informações de contato do prestador de serviços com quem você pensa trabalhar. Eles estão disponíveis por meio de um endereço de e-mail legítimo? Eles possuem um site? Eles podem te dar um número de telefone e endereço? Você irá precisar dessa informação caso dê errado. Eles podem pedir o mesmo a você.

Não desista caso o seu trabalho com alguém que você encontrou não corresponda às suas necessidades. Às vezes é preciso tentar mais do que uma vez até que você encontre o trabalhador ideal. Se você encontrar alguém que trabalhe bem para você, fique com ele ou ela. Quando você constrói relações leais, a qualidade do trabalho que você recebe melhora com o tempo.

Porquê? O prestador de serviços tem uma melhor ideia de suas necessidades, interesses e vontades.

terceirização

Será que o feedback REALMENTE mostra a qualidade do trabalhador?

Muitos sites, incluindo Elance, permitem que os compradores deixem feedback sobre o desempenho de trabalho de um vendedor. Essa é uma boa maneira de decidir se um trabalhador é honesto e se ele irá fornecer um trabalho de qualidade.
Algumas questões têm surgido recentemente em relação aos prestadores de serviços ou trabalhadores deixarem seus próprios feedbacks para melhorar suas classificações. Eis o que você precisa saber.

Grande parte dos sites de nome como Elance, têm políticas muito restritas contra isso. Se um escritor faz login usando um nome de usuário diferente para colocar um feedback positivo no próprio perfil, eles são banidos de trabalhar na plataforma.

Porém, isso não significa que por vezes um trabalhador não encontre uma forma de “trapacear” o sistema. O que você deve fazer é procurar por um registro de projetos de renome e feedback de compradores que constantemente postam projetos na plataforma para que você possa verificar a legitimidade de qualquer feedback. Muitas opiniões de uma pessoa podem ser ou não um sinal de alerta de que o feedback não é legítimo.

Se você quer garantir que trabalha com um trabalhador honesto, trabalhe com um site de reputação. Sites como Elance.com e Guru.com têm um forte sistema de verificações e balanços disponível para se certificar que isso acontece. A maioria dos prestadores de serviços tem que pagar taxas para se juntar ao site e taxas por cada trabalho que conseguirem. Há uma menor chance de desonestidade e uma maior probabilidade de que você encontrará um profissional competente para trabalhar com você em seu projeto.

Isso pode não ser verdade em outros sites de leilões que permitem que os prestadores de serviços ou trabalhadores autônomos criem seus perfis de graça. Muitas vezes existe uma maior probabilidade que um trabalhador autônomo poste falsas informações ou dê falso feedback nesses sites porque existe um menor controle disponível para garantir a precisão e a legitimidade dos serviços e referências existentes.

Agora que você sabe um pouco mais sobre contratar trabalhadores autônomos de sites incluindo Elance.com e Guru.com, falemos mais sobre duas outras categorias específicas para as quais grande parte dos marketers e donos de negócios autônomos terceirizam funções.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *