Regras do Baseball

regras do baseball

O Baseball, sendo conhecido por todo o mundo, é normalmente relacionado com os Estados Unidos, onde é denominado o desporto nacional. No entanto, há outros países onde este desporto é também muito popular, como por exemplo, no Japão ou em Cuba. A origem moderna deste jogo remonta ao século XIX nos Estados Unidos, mas as raízes deste jogo são muito mais antigas.

Como nasceu o Baseball

Há referências a jogos semelhantes na Rússia, no século XIII, mas também em Inglaterra e Alemanha, alguns séculos mais tarde. Todos eles tinham em comum bater numa bola com um taco de madeira seguinte algumas Regras do Baseball criadas inicialmente..

regras do baseball

Regras do Baseball

A primeira referência a um jogo de baseball indica que este ocorreu em Ontário, Canadá, a 4 de junho de 1838. Foi o início da vida moderna do Baseball. Mais tarde, em 1845, Alexander Cartwright, bombeiro de profissão em Nova Iorque, funda o primeiro clube de Baseball, Knickerbocker Base Ball Club of New York, tendo formulado e definido aquelas que são a base das regras atuais deste desporto. É assim considerado o “pai” do Baseball moderno.

Assim, neste artigo vamos abordar as regras básicas deste jogo.

No Baseball existem duas equipas, cada uma constituída por nove jogadores, mais os suplentes. Existem ainda os árbitros, que dirigem a partida e asseguram que todas as regras são cumpridas.

  • O objetivo de cada equipa consiste em fazer mais pontos que a equipa adversária. Cada jogo é constituído por 9 innings. Em cada inning, cada equipa tem a hipótese de atacar e defender uma vez. Começa a atacar a equipa visitante, apenas trocando com a outra equipa quando três dos seus jogadores tiverem sido eliminados. Quando isso acontece, a equipa da casa passa para o ataque. Depois desta ter também três jogadores eliminados, o inning termina, e inicia-se um novo.
  • Os pontos são marcados pelas corridas que fazem. A jogada perfeita é quando há um home-run, quando o batedor consegue atirar a bola para fora do campo, numa área definida, sem qualquer possibilidade de um jogador adversário a apanhar. Dessa maneira, a equipa do jogador que bateu o home-run pode fazer o número máximo de corridas nessa jogada.
  • Neste jogo não existem empates. Se ao fim das nove innings, ambas as equipas tiverem o mesmo número de pontos, terão que fazer outro inning, de forma a desempatar.
  • Quando um jogador é eliminado, só pode voltar a bater quando os outros 8 jogadores tiverem batido.

Como jogar Baseball

Uma equipa está a atacar quando tem o batedor a jogar, e que irá tentar bater na bola de maneira a poder fazer uma corrida até uma ou mais bases, antes que a bola seja devolvida. Se o batedor consegue correr até uma base antes de a bola ser devolvida ao jogador adversário dessa base, ganha um ponto.

Uma equipa está a defender quando é ela a lançar a bola, na tentativa do batedor não a conseguir devolver, ou então, na tentativa de bater nela de forma a ser rapidamente apanhada. Quando isso acontece à terceira vez, eliminam o batedor.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *