SOLDA DE TUBOS DE COBRE

A soldagem de tubos de cobre é a técnica básica de toda boa instalação de canalização. Frequentemente temida pelos amadores, ela é bastante fácil e exige material limitado.

Print Friendly, PDF & Email

A soldagem de tubos de cobre é a técnica básica de toda boa instalação de canalização. Frequentemente temida pelos amadores, ela é bastante fácil e exige material limitado.

PRINCÍPIO

A solda constitui o meio mais simples e mais seguro para reunir dois tubos de cobre de maneira que não venham apresentar vazamentos. Para facilitar a demonstração damos o exemplo da solda de dois tubos de pequeno tamanho, emendando-os.

A ligação entre os dois tubos é feita por meio de uma conexão (luva), também de cobre, e sua união por intermédio de uma solda.

PREPARAÇÃO

Os tubos devem ser cortados de maneira precisa. Para um corte perfeito use uma serrinha mais um corta-tubos, cuja roseta permite um corte ideal.

As rebarbas de metal resultantes do corte dos tubos são eliminadas antes da solda. As que ficam no interior do tubo costumam fazer barulho quando da passagem da água.

As partes do tubo que vão receber a solda devem ser ligeiramente arranhadas com um esmeril ou com uma lixa grossa.

SOLDAGEM

Para que uma boa soldagem se realize é necessário, antes de tudo, que se faça uma limpeza nas peças a serem soldadas. Para tanto, use um removedor para eliminar a gordura existente.

Aplique com um pincel a pasta removedora de impurezas (esta pasta é encontrada nas casas do ramo) nas extremidades dos tubos que vão receber a solda, coloque a luva e encaixe as duas extremidades dos tubos.

Aqueça os componentes (as duas partes do tubo mais a luva) com a chama do maçarico de bocal normal (foto 8), ou com o de bocal especial, circular (foto 9), que concentra o calor sobre a solda.

Tão logo a ponta do soldador fique vermelha, coloque a extremidade da vareta de solda na junção.

Se o trabalho for bem preparado, a solda derrete e adere à conexão, resultando na soldagem das duas peças.

Porém é aconselhável limitar seu trabalho à instalação de tubulações de água, bem menos perigosas! Para a execução de outros trabalhos mais complexos é preferível contar com os préstimos de um profissional competente.

Notas:

■  Utiliza-se a solda a prata para diversos metais: ferro, aço, cobre e suas ligas (bronze, latão), eprata, certamente…

Para o cobre e o latão utilize uma solda de fósforo, mais barata.

■  A solda não deve se fundir sob a chama, mas sim ao entrar em contato com as peças aquecidas.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • estou com dificuldades em realizar um serviço de soldagem em tubulação de cobre aproximadamente de 8mm de skelder por 3 de polegadas,este conduz energia para um forno eletrico fiz a limpesa com lixadeira limpado toda a área dei um calor aproximado de 5oograus,mesmo assim ao tocar o eletrodo a solda era expulsa não aderindo ao metal,ficando como se estivesse usando um eletrodo 6010.gostaria de saber se esta limpesa é o suficiente ou se há algum campo magnetico evitando a aderencia da solda,o tubo sai de um transfomador de 33kv esta agua serve de refrigeração para o mesmo peço ajuda para conseguir executar esta atividade e tantas outras que envolva cobre.desde ja agradeço tenho outro e-mail da empresa que é manoel.souza@gerdau.com.br

    manoel 15 de fevereiro de 2011 3:36 Responder
  • estou fazendo uma grelha com circulação de água para um fogão a lenha, o tubo lateral é de latão com 50mm , os outros tem 20mm de cobre, tentei soldar com foscoper sem pasta mas toda solda fica com vazamento, é melhor utilizar outro material para soldagem?
    Obigado.

    Gian Ferigotti 2 de julho de 2012 14:04 Responder
  • Braulino barcelos prata técnico de instrumentação industrial Inspetor de solda N-1 com mais de 20 anos de esperiencía na aréa de petróleo egás

    Braulino Prata 9 de novembro de 2012 9:46 Responder
  • Gostaria de saber qual tipo de estanho devo utilizar para soldar um tubo de cobre que não atinge a caloria sulficiente para derreter o estanho em barra, me parece que esse tubo é mais flexível que os outros e conforme aquece ele solta um tipo de líquido preto, ele de classe A e de 66mm rede de incendio.

    Wilton Zito 3 de dezembro de 2012 11:09 Responder
  • Gostaria de saber qual tipo de estanho utilizar para soldar um tubo de cobre classe A 66mm de incêndio, pois o mesmo não atinge a caloria suficiente para derreter o estanho em barra 50×50, pois o tubo é mais flexível que o normal e quando aquece solta um tipo de líquido preto não dando aderencia ao estanho. Grato.

    Wilton Zito 3 de dezembro de 2012 11:15 Responder
  • toda solda em cobre tem ser lichada limpa e bem soldada se nao da vasamento

    Markos Goes 30 de dezembro de 2012 16:03 Responder
    • toda as solda tem queser lichada lipa antes da soldagem

      Markos Goes 2 de janeiro de 2013 14:57 Responder
  • Tb, mas qual a caloria que esta solda suporta (ou seja o fogo de um fogao a lenha )

    Waldomiro Agostini 25 de agosto de 2013 18:28 Responder
    • Fogão a lenha tem que ser foscoper

      Gil 7 de dezembro de 2014 18:19 Responder
  • preciso saber como faço uma solda segura em tubos de cobre 66

    irnelson da silva benicio 16 de setembro de 2013 16:53 Responder
  • Boa tarde: gostaria que me informasse como faço para soldar tubo de cobre tentei fazer emenda usando solda estanho s/n pb 50/50 ao aquecer o tubo ao aplicar o estanho o mesmo não pega solda não segura. abraço: celino

    celino vieira da silva 4 de março de 2014 19:03 Responder
    • Tem que lixar passar pasta para solda e aquecer o tubo e pronto e so encostar a solda que ela adere onde a pasta estiver.

      Gil 7 de dezembro de 2014 18:23 Responder
  • se for gratis conta comigo

    Ademar Ferreira Dos Santos 2 de agosto de 2014 18:18 Responder
  • valeu pelas dicas.

    Andre Catenda 29 de outubro de 2015 15:50 Responder
  • Posso realizar a solda em tubulação já existente para ampliar a tubulaçao de gas predial. Não a risco de incêndio?

    Carlos Cerqueira 31 de maio de 2016 11:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *