Quais as Primeiras Ferramentas Eléctricas de Bricolage a comprar

As ferramentas eléctricas são uma enorme dádiva para quem quer que goste de bricolage. Embora possam parecer um pouco ameaçadoras, são espantosamente fáceis de usar desde que escolha um que seja adequado às suas capacidades e estatura. A variedade de ferramentas eléctricas disponíveis no mercado vai desde as chaves de fenda até potentes serras circulares.

Print Friendly, PDF & Email

 

A variedade de ferramentas eléctricas à venda é enorme, e a informação escassa. Assim, deve fazer primeiro uma pequena pesquisa em catálogos e na Internet. Muitas empresas têm ao dispor dos consumidores uma linha telefónica de ajuda.

 

Escolher as ferramentas eléctricas a comprar

 

Existem à venda no mercado várias ferramentas eléctricas com um aspecto tentador mas, inicialmente, resista à tentação de adquirir algo mais do que um berbequim. As plainas, serras circulares e lixadeiras necessitam de um maior nível de destreza e, se necessário, podem ser alugadas. Contudo, uma serra de recorte não é muito difícil de usar e fornecerá um corte mais perfeito e direito do que um serrote, e com muito menos esforço.

Enquanto principiante, deve investir num berbequim eléctrico: até o mais simples possui potência elevada, velocidade variável, martelo e inversão da direcção da broca. Podem ser utilizados como chaves de fenda e existe uma vasta gama de acessórios que se podem adaptar, para lixar e polir superfícies.

A potência do motor é expressa em watts: quanto mais watts tiver, mais poderoso e versátil é o berbequim. Normalmente variam entre 500W e 1.000 W; necessitará de cerca de 700W a 800 W se pretender furar alvenaria. Em geral, os berbequins de baixa potência não possuem a acção de martelo.

A acção de martelo permite furar mais facilmente superfícies duras. Uma simples acção rotativa é suficiente para abrir buracos em madeira, mas no caso da alvenaria é necessário o martelo, ou acção de percussão (que fornece simultaneamente vibração e rotação). A maioria dos novos berbequins possui ambas as funções.

A velocidade depende das rotações por minuto e a maior parte dos berbequins de uso doméstico atinge as 3.000 rpm. As velocidades mais baixas são necessárias para furar superfícies particularmente rijas e as mais elevadas são utilizadas em madeira, para dar um acabamento perfeito e evitar fendas. Uma velocidade baixa também é necessária se pretender utilizar o berbequim como chave de fenda. A inversão da direcção é essencial se, para além de aparafusar, também pretender utilizar o berbequim para desaparafusar. Também é bastante útil caso a broca fique presa.

 

utilizar a potência do berbequim eléctrico

 

As ferramentas eléctricas são alimentadas por electricidade, directamente da tomada (com fio), ou através de uma bateria (sem fio). Os berbequins sem fio foram concebidos para uma utilização em locais onde colocar uma tomada eléctrica pode ser difícil ou perigoso, tais como no exterior ou sobre um escadote alto. Embora os berbequins sem fio sejam úteis, também têm desvantagens. Com uma bateria, a potência não é constante e pode ser complicado lembrar-se de a carregar. Adquira uma bateria sobressalente e mantenha-a carregada, para estar pronta a ser utilizada quando a primeira estiver descarregada.

 

abrir buracos com um berbequim

 

A parte do berbequim que faz o furo chama-se broca e adapta-se à maxila do berbequim (um anel de garras que segura firmemente a broca), que em seguida é apertada.

Se o berbequim tiver um mandril com chave, o aperto é feito com uma chave de mandril. Esta adapta-se a três orifícios localizados no mandril e é rodada até ao limite (é necessário apertar os três orifícios). No caso do mandril sem chave, o aperto é feito através da rotação do próprio mandril, após o eixo ter sido desapertado.

As brocas são vendidas em várias formas e tamanhos. Em trabalhos básicos utilizará principalmente as brocas helicoidais (as direitas, com uma espiral) para fazer os furos, mas necessitará da broca certa para o material utilizado. Uma broca para alvenaria é bastante resistente e possui uma ponta de carboneto de tungsténio. As brocas para madeira possuem uma rosca e uma ponta afiadas e cortantes, para um melhor posicionamento. As brocas para metal são feitas de aço e possuem uma ponta em forma de “V”. Podem ser utilizadas para madeira.

O tamanho da broca a utilizar dependerá do tamanho do furo para o parafuso. Tal como os parafusos, o tamanho das brocas é fornecido através de números: quanto menor for o número, mais fina é a broca. O tamanho das brocas helicoidais e das de alvenaria é fornecido em milímetros (entre os 2 mm e os 10 mm).

Uma broca de contrapuncionar possui uma ponta curta e larga. Executa orifícios fundos e em forma de cone na madeira, para chanfrar parafusos – isto é, permitindo que a cabeça do parafuso fique colocada ao nível ou abaixo da superfície da madeira. As brocas de aparafusar incluem várias versões.

Pode adquirir um conjunto de brocas que inclua brocas para alvenaria, madeira e metal, bem como acessórios para chanfrar parafusos, ou aparafusá-los. Outros acessórios para berbequins podem transformá-los em lixadeiras rotativas, polidores ou removedores de ferrugem.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *