Parafusos – Tipos de parafusos e para que serve um parafuso

Os parafusos são mais eficazes que os pregos. Possuem uma rosca que perfura qualquer material, fornecendo uma fixação firme. À venda em variados tipos e
tamanhos, definidos pelo comprimento e diâmetro – o “calibre” – ao qual é dado um número entre 1 e 20, sendo o maior o mais grosso. Os calibres mais utilizados
são o 6, o 8 e o 10.

Print Friendly, PDF & Email

Os parafusos são mais eficazes que os pregos. Possuem uma rosca que perfura qualquer material, fornecendo uma fixação firme. À venda em variados tipos e tamanhos, definidos pelo comprimento e diâmetro – o “calibre” – ao qual é dado um número entre 1 e 20, sendo o maior o mais grosso. Os calibres mais utilizados são o 6, o 8 e o 10.

O tamanho depende da utilização -mais grossos e compridos para trabalhos pesados, e mais finos para materiais mais sensíveis e trabalhos mais ligeiros. Por ficarem bem, os parafusos de latão são geralmente utilizados em madeira de boa qualidade. Contudo, o metal é fraco e o aperto excessivo pode danificar a cabeça do parafuso.

A fixação dos parafusos é feita com uma chave de fenda que se ajusta à ranhura. Existem dois tipos – o de “cabeça fendida” com um sulco direito ao longo da cabeça, e o de “cabeça de estrela” com uma incrustação em forma de cruz. Existem várias formas de cabeça de parafuso mas as comuns são as achatadas, que ficarão alinhadas com a superfície, e as redondas ou ovais que ficarão salientes.

 

Parafusos para paredes e portas ocas

 

Permitem que o parafuso seja introduzido numa parede ou porta ocas, superfícies em que um parafuso normal não teria onde fixar-se. O parafuso é introduzido num buraco previamente aberto e, quando aparafusado, o revestimento exterior encolhe e encosta à face interior da parede ou painel, para o fixar.

 

Buchas para parafusos

 

Para que um parafuso fique fixo em alvenaria, deve ser inserir-se primeiro uma bucha no buraco. São de plástico e vendidas em vários tamanhos, para se adaptarem aos parafusos. Existem várias outras buchas para alvenaria ou paredes ocas, como as de estuque. As buchas com rosca são aparafusadas directamente à parede.

 

Parafusos sextavados

 

Em geral, os parafusos necessários para a montagem de kits de mobiliário vêm incluídos no mesmo. Para apertar parafusos de cabeça sextavada pode necessitar de uma chave própria. Esta é ajustada à ranhura hexagonal da cabeça do parafuso e, em seguida, rodada. Se não vier com o produto pode adquirir um conjunto com vários tamanhos, a um preço acessível.

 

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *