Como Reparar Molduras

  • on 13 de abril de 2011
  • Likes!

Os estragos mais comuns em molduras de quadros velhas são as junções abertas nos cantos e bocados talhados ou partidos. Os cantos possuem geralmente junções à meia-esquadria unidas com cola e pregos para folheado, mais finos do que os pregos de cabeça atarracada — v. pregar. É possível colar um canto aberto desde que os pregos não estejam dobrados ou tortos; no entanto, por vezes torna-se preferível desmontar toda a moldura e voltar a monta-la. Pode também reforçar os cantos com peças de metal ou cavilhas. Se se tratar de uma moldura valiosa, leve-a a um perito.

Como colar um canto.
Raspe a sujidade e toda a cola velha e torne a colar com cola PVA para madeira — v. colas. Seguidamente, mantenha a junção bem apertada com um grampo de meia–esquadria ou num torno até que a cola seque, o que demora cerca de 24 horas. Sc não possuir grampos adequados, utilize uma corda forte e cunhas de madeira — coloque duas cunhas no centro de cada um dos lados da moldura e ate firmemente a corda à volta, movendo em seguida as cunhas na direcção dos cantos para que a corda fique em tensão.

Como reforçar um canto. Aparafuse do lado de trás do canto da moldura uma placa ou esquadro metálico, como se mostra na figura. Estas peças, em forma de L ou triangulares, podem ser adquiridas em lojas de ferragens, mas, em geral, só convêm ser aplicadas em molduras de dimensões razoáveis. Em alternativa, pode fazer esquadros triangulares de contraplacado com o tamanho necessário.

Como restaurar uma moldura trabalhada danificada. Preencha as fendas

Se uma moldura começar a abrir nos cantos, aparafuse placas trapezoidais ou triangulares pela parte de Irás para manter os cantos unidos e reforçar as junções. Se uma zona de uma moldura em boas condições tiver sido danificada, substitua o pedaço danificado com um molde de fibra de vidro.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Comentários

  • sugoiiiiiii ameiiiiiii

    Laysa Muraoka 27 de julho de 2013 23:29 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *