Como remover o mofo?

O mofo é muito comum em ambiente húmido, entretanto você não precisa mais sofrer com essas desagradáveis manchas. Para remover o mofo em acetato, tapete (sintético ou de lã), fibra de vidro, seda e lã, escove (usando uma escova com fios duros para remover com cuidado manchas sobre um pedaço de papel) levemente para remover o excesso. Borrife (aplicando removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com fluido de limpeza.

Depois aplique um removedor a seco e acetato de amilo. Raspe levemente (utilizando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) ou seque a mancha com um chumaço absorvente humedecido com removedor a seco. Borrife com o solvente de limpeza a seco e deixe secar. Se a mancha persistir, esfregue (usando uma esponja humedecida e passando, com uma leve pressão, sobre a mancha, indo do centro para as extremidades) com água e aplique um solvente líquido e algumas gotas de vinagre branco (em inglês). Raspe ou use um chumaço absorvente humedecido com o removedor líquido para agir na mancha. Borrife com água e deixe secar. Aplique álcool e cubra a mancha com um chumaço embebido com álcool. Borrife com álcool e deixe secar (não use álcool em acetato). Para remover quaisquer traços da mancha, use alvejante como indicado na embalagem. Quando tratar tapetes, retire o excesso de líquido, aplique um chumaço absorvente e pressione até que nenhum líquido seja absorvido. Para remover manchas em: bambu, cana, cortiça (em inglês), linóleo, roupas de vinil, ladrilhos e papel de parede de vinil, esfregue a superfície com um pano ou com uma esponja embebida em água morna com sabão à qual foram adicionadas algumas gotas de amônia. Enxague bem com água limpa e seque. Se a mancha for persistente, teste em um lugar imperceptível, e então aplique um removedor de manchas de mofo, de acordo com as orientações da embalagem.

Como remover o mofo?

Não use o produto em paredes cobertas de tecido ou de aglomerado. Para remover manchas em azulejo de cerâmica e reboco, aplique o removedor de manchas de mofo. Outro método eficiente é humedecer a mancha com água e esfregar levemente com sabão em barra – que não seja sabão desodorizante. Enxague completamente. Retire o excesso de líquido e deixe secar. Para remover manchas em couro e pele, esfregue a mancha com vaselina. Se a mancha persistir, esfregue a área levemente com partes iguais de água e álcool (teste a firmeza das cores primeiro). Em couro, aplique o condicionador o couro. Para remover manchas em madeira, remova o excesso com um pano humedecido em uma solução de 5 colheres (de sopa) de carbonato de sódio para cada 4 litros de água. Enxague com um pano limpo humedecido com água limpa e lustre ou encere o mais rápido possível. As manchas de mofo podem aparecer em quase todos os lugares, portanto use estas técnicas de remoção de manchas para acabar com elas. Não existe coisa pior do que o bolor que fica nos armários e roupas. Roupas de couro e sapatos tendem a ter mais problemas. Com algumas dicas simples, consegue-se evitar o bolor em casa.

Vai precisar de Lisoform, bicarbonato de sódio, alvejante para roupas coloridas

Passos:

  1. O primeiro passo é remover o bolor. No caso das paredes do armário, a solução é aplicar lisoforme bruto em todo local que tem bolor.
  2. Depois de uma hora, deve-se limpar com um pano limpo e deixar o lugar arejado por pelo menos um dia.
  3. Depois do armário limpo, lave as roupas claras, fervendo as peças em uma solução com bicarbonato de sódio. As peças coloridas devem ser lavadas em solução com alvejante próprio para este tipo de peça. Não ferva para evitar que elas desbotem.
  4. Se ainda assim houver sinais de bolor, coloque as peças para corar (expor ao sol) com água oxigenada 10 volumes.
  5. Guarde todas as peças no armário, colocando um daqueles produtos anti-mofo para evitar que a humidade volte a criar bolor dentro dos armários.

Importante:Não esqueça que o bolor é formado pela humidade, por isso mantenha sempre o ambiente o mais arejado possível.
Semanalmente, abra as portas e gavetas e deixe circular o ar. Para sugar a humidade já existente no armário, espalhe giz escolar ou pedaços de carvão. Verifique se não existe nenhuma infiltração na parede em que o móvel está encostado. Se houver, nenhuma dica funcionará. Chame um profissional e, até que o problema seja resolvido, deixe o armário afastado 5 cm da parede. A melhor forma de se evitar o mofo é fazendo uma limpeza constante no armário. Esfregue um pano húmido no móvel, especialmente nos cantos, e deixe as portas abertas até secar. Caso seu armário já esteja com manchas de mofo, outra receita para retira-las é passar uma mistura de água e água sanitária, na proporção de um para um, nos locais atingidos. Nas toalhas de praia, o cheiro de toalhas de praia molhadas ou de toalhas de banho usadas pode ser desagradável.

O cheiro normalmente é causado por um mofo que é difícil de remover. O melhor é impedir que ele se instale nas toalhas, mas se já aconteceu, aprenda como remove-lo. Existem várias maneiras de matar o mofo.

Método do vinagre

Coloque as toalhas na máquina de lavar, usando a água mais quente que puder. Coloque uma ou duas xícaras de vinagre branco, sem sabão, amaciador ou outros produtos. Ligue a máquina e deixe bater. Deixe as toalhas na máquina e lave novamente com sabão. Novamente use a água mais quente que puder. Não use amaciador ou outros produtos. Seque as toalhas no ciclo quente, ou se não tiver secadora eléctrica, estenda-as imediatamente no sol.

Veja se as toalhas ainda têm algum cheiro depois de terminar.

Se não estiverem completamente livres na primeira tentativa, deixe de molho por um dia. Encha a lavadora com pouca água quente, o suficiente para cobrir as toalhas. Adicione uma xícara de amônia. Agite alguns minutos e deixe dormir lá. Adicione o sabão no dia seguinte, e deixe lavar. Evite que as toalhas desenvolvam mofo estendendo-as para secar depois de usar. Isto é importante especialmente para toalhas de banho. Use o cabide do banheiro mesmo, ele está lá por um motivo.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *