Como prever o tempo com um barómetro de mercúrio

Os barómetros servem para medir a pressão atmosférica, ou seja a pressão que sobre eles exerce o ar. Regra geral, uma descida da pressão atmosférica prenuncia mau tempo, enquanto uma subida está associada a bom tempo.

Print Friendly, PDF & Email

Os barómetros servem para medir a pressão atmosférica, ou seja a pressão que sobre eles exerce o ar. Regra geral, uma descida da pressão atmosférica prenuncia mau tempo, enquanto uma subida está associada a bom tempo. Desta forma, as variações da pressão permitem prever o estado do tempo com algumas horas de antecedência.

Existem dois tipos de barómetro: o de mercúrio e o andróide.

O barómetro de mercúrio

O funcionamento deste tipo de barómetro baseia-se no princípio de que uma coluna de mercúrio num tubo sobe e desce de acordo com as variações da pressão atmosférica. Uma ponta do tubo está imersa num recipiente aberto contendo mercúrio, enquanto na outra ponta, fechada, se fez vácuo. Quando a pressão aumenta na extremidade aberta, provoca a subida do mercúrio existente no tubo; quando a pressão diminui, o peso do mercúrio faz decrescer a altura da coluna.

As variações do nível da coluna de mercúrio estão calibradas de forma a permitir a leitura das alterações da pressão atmosférica, cujas unidades de medida internacionais são o milibar e milímetros ou polegadas de mercúrio. A pressão normal ao nível do mar é de 1013 milibares, a que correspondem 76 cm ou 30″ de mercúrio. Uma leitura de 79 cm, por exemplo, indica a aproximação de tempo seco; uma de 74 cm prenuncia chuva.

Os barómetros de mercúrio vulgares estão cm geral montados numa caixa em forma de banjo, com um mostrador. Neste, para além da escala graduada, estão assinaladas as seguintes indicações: «Tempestade. Chuva. Variável, Bom tempo, Tempo seco.»

O barómetro andróide

Este tipo de barómetro possui um ponteiro ligado a um recipiente hermético de metal. A expansão e a contracção do recipiente, devidas às variações da pressão atmosférica, fazem o ponteiro percorrer uma escala graduada semelhante à que existe num barómetro de mercúrio.

As alterações da pressão podem ser indicadas em ambos os tipos de barómetro pelo afastamento entre o ponteiro indicador da pressão e o ponteiro que se fixa manualmente num dado valor. Quando a pressão varia, o ponteiro indicador move-se para a direita ou para a esquerda do ponteiro que serve de referência também previsão do tempo.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • não tem o que eu quero saber

    Nathália Santos 27 de novembro de 2013 19:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *