Como preparar uma boa refeição no Microondas

Os fornos de microondas cozinham por meio ele uma radiação invisível, e não por transmissão de calor.

Os microondas são ondas eletromagnéticas de alta frequência produzidas por um gerador, o magnetrão, e daí directamente emitidas e absorvidas pelas moléculas de água existentes nos alimentos, às quais imprimem movimentos oscilatórios muito rápidos que geram calor.

Print Friendly, PDF & Email

Os fornos de microondas cozinham por meio ele uma radiação invisível, e não por transmissão de calor.

Os microondas são ondas eletromagnéticas de alta frequência produzidas por um gerador, o magnetrão, e daí directamente emitidas e absorvidas pelas moléculas de água existentes nos alimentos, às quais imprimem movimentos oscilatórios muito rápidos que geram calor.

Os fornos de microondas cozinham muito mais rapidamente do que os convencionais; as batatas com casca, por exemplo, assam em menos de 10 minutos. Os recipientes introduzidos num microondas não ficam quentes, pois não possuem moléculas de água. Quando muito, recebem algum calor transmitido pelos alimentos.

Alguns tipos de alimentos, entre os quais as massas de pastelaria e o pudim York-shire, que necessitam de ar quente à sua volta para crescer, o creme de ovos, merengues e bolos de fruta, não ficam bem cozinhados num microondas.

A carne cozinhada num microondas não fica dourada e estaladiça por fora, embora alguns fornos possuam pratos especiais ou elementos de aquecimento convencionais que poderão ser utilizados no fim do tempo de cozedura, de modo a tostar a carne. Os nacos de carne mais grossos e rijos, que requerem mais tempo de cozedura, não devem ser cozinhados num microondas.

Em contrapartida, o microondas facilita a cozedura de alimentos que normalmente são cozidos ou escaldados, como, por exemplo, vegetais, fruta e peixe, que mantêm a sua estrutura e perdem menos nutrientes.

Os aparelhos mais recentes possuem, além das microondas, forno convencional e grelhador. A utilização combinada destas modalidades permite aproveitar as características mais vantajosas de cada uma delas e ultrapassar as respectivas desvantagens.

microondas

Como utilizar um microondas

Cozinhe os alimentos nos recipientes que vão ser servidos. Não utilize pratos de metal ou com decorações de prata, ouro ou metálicas, pois esse tipo de materiais, para além de reflectir as microondas, que assim não são absorvidas pelos alimentos, pode dar origem à formação de faíscas, causando situações perigosas e eventualmente danificando o forno.

Para os alimentos se conservarem húmidos durante a cozedura, cubra o recipiente com película aderente. Se os quiser levemente estaladiços, não os tape. Ao cozinhar pedaços de carne de espessura irregular, proteja os bocados mais finos durante parte do tempo de cozedura com papel de alumínio preso com palitos para evitar que cozam mais rapidamente que o resto. Pique a pele ou a casca de alimentos, como batatas, tomates ou salsichas, para evitar que estalem.

Consulte o livro de instruções do microondas se tiver dúvidas quanto aos tempos de cozedura dos vários tipos de alimentos. Alguns microondas possuem sensores que são introduzidos nos alimentos antes da cozedura e que desligam o forno quando aquelas atingem a temperatura certa. Outros têm placas giratórias que fazem rodar o recipiente, assegurando uma cozedura uniforme. Se o seu microondas não dispõe de uma dessas placas, gire o recipiente um quarto de volta ou mexa o cozinhado durante a cozedura. Quando tirar o recipiente do forno, deixe-o repousar um pouco para que o calor se distribua uniformemente.

Descongelar e aquecer alimentos

Um microondas é excepcionalmente útil para descongelar ou aquecer alimentos. Pode descongelar um pedaço de carne de 1,5 kg, por exemplo, em menos de meia hora, aquecer uma refeição para alguém que chegue tarde em poucos minutos, sem que a comida fique empapada ou saiba a requentado. Para descongelar os alimentos, tire-os do frigorífico e coloque-os no microondas durante 3-4 minutos, retirando-os em seguida. Se os alimentos puderem ser mexidos, espalhe-os com um garfo; se não puderem, deixe repousar durante alguns minutos para que o calor possa penetrar do exterior para o centro.

Volte a colocar no microondas durante mais cerca de 3-4 minutos e repita o processo descrito atrás. Continue a proceder da mesma forma até que os alimentos estejam totalmente descongelados. Em alternativa, coloque-os no microondas, regulado para descongelamento (potência mais fraca), e espere que descongelem completamente.

Para aquecer uma refeição, coloque os géneros que demoram mais tempo a aquecer, por exemplo as batatas, em redor da borda do prato, onde receberão a força total das microondas.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *