Como conservar e reparar a sua loiça

A loiça de boa qualidade, especialmente se for pintada à mão, deve ser sempre lavada separadamente, de preferência num alguidar de plástico, com água quente, mas não a ferver, e um detergente suave. Evite detergentes que contenham abrasivos e utilize uma escova macia para limpar as reentrâncias. Passe por água quente limpa. Se utilizar a máquina de lavar loiça, evite pôr detergente a mais. A loiça deve ser passada por água o mais depressa possível depois de usada, especialmente se conteve vinagre, sal, sumo

Print Friendly, PDF & Email

A loiça de boa qualidade, especialmente se for pintada à mão, deve ser sempre lavada separadamente, de preferência num alguidar de plástico, com água quente, mas não a ferver, e um detergente suave. Evite detergentes que contenham abrasivos e utilize uma escova macia para limpar as reentrâncias. Passe por água quente limpa. Se utilizar a máquina de lavar loiça, evite pôr detergente a mais. A loiça deve ser passada por água o mais depressa possível depois de usada, especialmente se conteve vinagre, sal, sumo de limão ou vinho. Limpe as manchas de chá ou de café com um pano molhado em bicarbonato ou borato de sódio antes de passar a loiça por água. Em lojas de ferragens ou drogarias encontra produtos especiais para remover manchas difíceis. Cuidados com a loiça:

  • Ponha no forno só a loiça preparada para isso.
  • Não ponha alimentos quentes em pratos frios.
  • Deixe os pratos arrefecerem até à temperatura ambiente antes de os empilhar.
  • Evite lascar a loiça; ponha papéis entre os pratos quando os empilha para arrumá-los num armário.
  • Deite as chávenas de lado, em grupos de quatro, com a asa de cada uma dentro da concavidade de outra, e coloque o grupo sobre os respectivos pratos empilhados.

Como reparar loiça

Cole a loiça partida com uma cola epoxi de secagem lenta. Estas colas dão tempo para rectificar a colocação das partes partidas, se for necessário, e são resistentes à lavagem em água quente depois de secas. Comece por limpar as bordas dos fragmentos partidos com álcool desnaturado aplicado com uma escova. Prepare a cola de acordo com as instruções do fabricante, depois aplique uma camada fina sobre as bordas a colar e una-as exercendo pressão. É pouco provável que as asas coladas fiquem suficientemente resistentes para suportarem o uso normal.Para conseguir uma boa colagem, deve aplicar uma pressão regular e constante sobre a área colada durante pelo menos 12 horas, até a cola secar. Para esse efeito, e conforme o objecto em questão, coloque um peso por cima ou envolva as partes coladas com adesivo ou papel autocolante. Se quiser reparar pratos que se tenham partido em dois, segure as duas metades com molas da roupa até a cola secar. Outro processo, útil quando um prato se parte em vários fragmentos, consiste em fazer em barro, que pode comprar em lojas da especialidade, um molde a partir de um prato igual ao prato partido. Aplique cola nas superfícies de fractura, junte-as dentro do molde e deixe secar. Utilize uma ponta de fósforo ou de um palito molhada em álcool desnaturado para retirar qualquer derrame de cola antes que ela seque. Raspe com uma lâmina ou uma faca afiada os excedentes de cola parcialmente endurecida. Encha as falhas da loiça com uma mistura de resina epoxi e gesso, Antes de a cola secar, remova qualquer excedente com uma faca afiada. Depois de seca, passe com cuidado lixa de água de grão muito fino humedecida até a superfície ficar completamente lisa.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • UM ERRO FOI COMETIDO AO ESCREVER LOIÇA AO INVÉS DE LOUÇA QUE E A MANEIRA CORRETA EM PORTUGUÊS.

    Vanda Veiga Passos Ford 13 de maio de 2013 8:03 Responder
    • De facto está errada, já que ambas as variantes estão consagradas na língua português, até o AO90 as assume. Na língua portuguesa a substituição de ou por oi é passível de ser utilizada em todas as palavras como é também os casos de touro-toiro ouro-oiro e ai por diante

      Francisco Lopes-Santos 14 de março de 2014 13:57 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *