Estantes, como fazer uma bonita estante com poucas ferramentas

Sem grande dificuldade, pode fazer uma estante simples e bonita. Para esse efeito, necessita de algumas pranchas de madeira branda, como o pinho, uma placa de contraplacado ou de madeira rija para as costas da estante, ripas para apoio das prateleiras, parafusos ou cavilhas de madeira e cola própria para madeira, como, por exemplo, PVA.

Print Friendly, PDF & Email

Sem grande dificuldade, pode fazer uma estante simples e bonita. Para esse efeito, necessita de algumas pranchas de madeira branda, como o pinho, uma placa de contraplacado ou de madeira rija para as costas da estante, ripas para apoio das prateleiras, parafusos ou cavilhas de madeira e cola própria para madeira, como, por exemplo, PVA. Para os acabamentos, adquira lixa para madeira de grão médio e fino, betume apropriado e verniz de poliuretano

Meça o espaço onde tenciona colocar a estante. Tome em consideração a altura dos livros, discos ou outros objectos que pretende arrumar na estante, a fim de poder decidir quanto ao número e altura das prateleiras.

De posse destes elementos — altura, largura e profundidade da estante e número de prateleiras —, dirija-se a uma estância de madeiras para encomendar as pranchas. Lembre-se de que a madeira é serrada de acordo com as medidas indicadas e posteriormente aplainada, do que resulta uma redução de alguns milímetros nas dimensões iniciais.

Encomende para a base, topo e prateleiras tábuas com as mesmas dimensões, mais duas tábuas para os lados, placa para as costas e ripas. No caso de alguns tipos de madeira, entre os quais o pinho, já existem tábuas e ripas com dimensões normalizadas. Utilizam-se em geral tábuas de 1,8 cm de espessura para fazer estantes, mas é possível mandar cortar tábuas com outras dimensões.

Como proceder

Com um esquadro, marque nas tábuas laterais a posição exacta das prateleiras. Corte as ripas e faça três furos, um no centro e um a 2,5 cm de cada extremidade. Aparafuse as ripas às tábuas laterais com parafusos de cabeça de embeber de tamanho adequado.

Nas extremidades das tábuas dos lados, a 1,5 cm das beiras, marque e faça também três furos, deixando 2,5 cm de margem para os lados e colocando o terceiro furo no centro.

Sobre uma superfície horizontal, assente todas as tábuas de cutelo. Aplique cola nas superfícies a unir e junte-as com parafusos de cabeça de embeber. Remova o excesso de cola. Tape os furos dos parafusos com betume e alise passando com lixa de grão médio. Se quiser as prateleiras fixas, assente-as sobre as ripas e pregue-as firmemente utilizando pregos sem cabeça.

Em vez de parafusos, pode utilizar cavilhas de madeira. Nesse caso, faça a furação em todas as superfícies de união. Aplique cola nas cavilhas e introduza-as até cerca de dois terços do comprimento nos furos de uma das superfícies. Encaixe as pontas salientes nos furos da superfície oposta e aperte bem.

Alise toda a peça com lixa de grão médio, depois com lixa de grão fino e seguidamente limpe-a bem com um pano molhado em aguarrás. Aplique duas ou três camadas de verniz de poliuretano, passando levemente com a lixa depois de cada camada.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Bricolage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *