Como fazer uma jardineira de tijolos

  • on 25 de maio de 2011
  • Likes!

Construir uma jardineira de tijolos está ao alcance de todos. Este elemento de decoração será revivido por muito tempo. Damos, a seguir, algumas regras básicas para se trabalhar com tijolos.

Alicerce

Uma jardineira, mesmo feita de tijolos, não pode ser considerada uma construção, mas é indispensável que ela seja construída sobre uma superfície plana cuja solidez permita suportar seu peso. Se necessário, faça uma base de concreto que servirá de apoio ao conjunto e, nesse caso, essa base permite obter nível perfeito, mesmo que o solo tenha um leve declive.
Antes de fazer a base, faça uma abertura no solo de mais ou menos 10 cm de profundidade e cerque essa área com o auxílio de tábuas. Espere o concreto secar antes de iniciar a construção da jardineira.

Tijolos

Poderá ser usado qualquer tipo de tijolo, pois o princípio de construção é o mesmo. Foram escolhidos tijolos lisos, cujo aspecto é mais decorativo que os tijolos vermelhos tradicionais.
Note que foram usados meios-tijolos, cuja largura é de 5 cm em lugar de 10,5 cm, o que é suficiente, pois a construção não irá suportar grande peso.

Traçado

Na medida do possível, procure apoiar-se numa parede regular, podendo traçar assim as verticais entre as quais os tijolos serão assentados, constituindo uma boa maneira de manter bem alinhados os lados mais extensos da jardineira.
Marque entre as duas verticais o local de cada fiada de tijolos e risque utilizando um nível que permita um traçado paralelo em relação ao solo.

A colocação “em branco”

É necessário colocar “em branco”, ou seja, sem argamassa, a primeira fiada de tijolos, para saber se é necessário ou não cortá-los.
Coloque um tijolo em cada uma das extremidades e sobre eles uma régua, que permitirá, com um nível de bolha, verificar se a base está bem nivelada.

Assentamento de tijolos

A primeira providência a ser tomada para assentar um tijolo (qualquer que seja o formato) é preparar uma boa argamassa. É comum preparar-se a argamassa “bastarda” (cimento mais cal), nas proporções: 1 parte de cimento, 1,5 parte de cal e 6 partes de areia.
Os tijolos devem estar sempre limpos, e, se forem tijolos já usados, retire deles toda a argamassa velha para que a nova dê maior liga.
A colocação é normal, isto é, cada tijolo é assentado na argamassa posta sobre a fiada já assentada, que geralmente excede quando colocados os tijolos. Esse excedente é retirado com a colher. Comece pondo a argamassa sobre a base e assente a primeira fiada de tijolos.

Disposição dos tijolos

Qualquer que seja o tipo de assentamento usado, é essencial que as juntas verticais entre os tijolos fiquem desencontradas, isto é, amarradas, para maior solidez. É o caso que escolhemos, chamado à grega.
A disposição das fiadas se faz sempre da mesma maneira: coloque a argamassa sobre o tijolo precedente, sobre o qual você colocará o outro, batendo levemente com o cabo da colher para que este se acomode. Pode ser interessante, do ponto de vista estético, ressaltar um tijolo em relação aos outros, de modo que uma saliência em um dos lados da jardineira fique em destaque.

Controle dos níveis

É indispensável controlar periodicamente o nível e o prumo de sua construção com um nível de bolha. Logo que colocar os tijolos “em branco” use uma régua entre os dois tijolos de cada extremidade para verificar seu nível.

Saídas de água

Tratando-se de uma jardineira colocada em base de concreto, deve-se colocar saídas de água no nível mais baixo da jardineira, que podem ser tubos de cobre colocados na segunda fiada de tijolos, dispostos nas juntas verticais de separação de dois tijolos.

Corte dos tijolos

Utilizam-se meios-tijolos, daí a necessidade de cortá-los, o que é por vezes delicado se o tijolo for quebradiço.
Em todos os casos, comece marcando com precisão o local do corte nas quatro faces do tijolo. Entalhe levemente essa marca com um buril e corte com uma talhadeira da mesma largura que o tijolo, com um golpe seco de marreta sobre a ferramenta.
Não se aborreça se o corte não ficar muito liso, porque o tijolo poderá ser aparelhado posteriormente com o uso da talhadeira.

Junções

Como este trabalho é decorativo, as juntas entre os tijolos devem ser bem regulares tendo mais ou menos 1 cm.
Se a pessoa não estiver preparada para este trabalho, ensinaremo-lhes um truque que permitirá a obtenção de junções regulares logo da primeira vez: use uma ripa calibrada em função do espaço desejado, coloque-a sobre a fiada de tijolos precedente antes de espalhar a argamassa e deixe-a aí até colocar a próxima fiada.
Para que as junções fiquem estéticas, elas não devem ser salientes. Podem ser feitas com a colher, mas se desejar fazer junções côncavas use um ferro de vincar ou uma pequena colher que possa passar entre duas fiadas de tijolos.
Após alisar as juntas, passe a escova para eliminar o excedente de argamassa.

Como o tijolo é um material poroso, é prudente impermeabilizar o interior da jardineira para evitar que a umidade atravesse os tijolos.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · · · · · · ·
Categorias do artigo:
Alvenaria · Bricolage

Comentários

  • Muito boa a explicação! Obrigado!

    Marcelo Ramos Fernandes 21 de maio de 2014 23:42 Responder
  • Gostaria de saber se tem alguma orientação para mulher fazer uma jardineira de tijolos em casa com hipermealização.
    Tem alguma coisa pré-frabricada?

    marcia 17 de setembro de 2015 18:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *