Dicas para fazer academia

As academias são lugares cada vez mais procurados tanto por pessoas que se preocupam com a saúde, quanto por quem está em busca de um corpo perfeito.

Elas tem se tornado um espaço mais requisitado pela sua praticidade e pela diversidade de exercícios que oferecem.

E para que se tenha o máximo de proveito destes espaços, daremos, em seguida, 10 dicas para fazer academia.

 

academia

 

  • Dica 1Alongamento. Antes e depois de qualquer atividade física é necessário um bom alongamento. Eles aumentam a flexibilidade dos músculos, preparando-os e aquecendo-os para a atividade, o que diminui o risco de sofrer lesões durante a prática. E, após o treino sua função é eliminar a tensão, relaxando os músculos.
  • Dica 2Aquecimento. Logo em seguida ao alongamento, é fundamental o aquecimento. O aquecimento aumenta a temperatura corporal, a temperatura dos músculos e prepara o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade física e o seu desempenho. Ou seja, ele te deixa “preparado” para os exercícios, o que diminui, significativamente, o risco de lesões.
  • Dica 3Comece com algo que goste. Depois do aquecimento, comece com exercícios que você mais gosta. Isso irá trazer motivação e melhorar seu humor para as tarefas que virão na sequência.
  • Dica 4Seja competitivo. Ao realizar um exercício olhe para alguém perto de você, que esteja treinando pesado mesmo, e tente superá-lo. Motivando se numa competição saudável.
  • Dica 5Estabeleça objetivos e cumpra-os. Os objetivos devem ser reais e temporais. Defina um tempo para alcança-los e trabalhe arduamente para que se realize. Exemplo: dentro de um mês estarei correndo 5 km. Isso exigirá treino e foco para que cumpra seu objetivo dentro do tempo proposto.
  • Dica 6Quebre suas repetições. Quando estiver fazendo abdominais, flexões ou exercícios que exijam mais esforço, divida os intervalos em tempos menores. Se 50 vezes parece impossível divida isso em 5 vezes de 10 repetições. Os intervalos menores parecem mais fáceis de se conquistar.
  • Dica 7Combine exercícios de força e alongamento.  Se estiver esperando para usar algum equipamento, aproveite para fazer agachamentos ou abdominais. Você pode alongar os músculos que já trabalhou ou fazer alongamentos complementares aos músculos que vai trabalhar.
  • Dica 8Evite horários de pico. Obviamente seu treino será mais rentável quando houver mais equipamentos a sua disposição e menos movimento no seu espaço de seus exercícios. Por isso, você deve reparar quais são os dias e horários menos procurados. As noites de quinta geralmente são mais tranquilas, assim como as tarde de sexta feira.
  • Dica 9Descanse. Respeite o período de descanso. Tão importante quanto treinar é o repouso. Deve se dar tempo para o músculo descansar e se recompor. Esse tempo varia entre 24 e 48 horas após o exercício. Portanto, não se deve trabalhar o mesmo músculo todos os dias, mas espere pelo menos um dia para treina-lo novamente.
  • Dica 10Tenha uma boa alimentação. A prática isolada de exercícios não garante vida saudável. Porém uma combinação entre exercícios físicos e uma boa alimentação garantem uma vida saudável.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Beleza e Bem-estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *