DICAS PARA FAZER LADEIRA

  • on 16 de junho de 2015
  • Likes!
como fazer ladeira

Muitos motoristas temem ter que fazer ladeira, principalmente os que dirigem há pouco tempo.  Pensando nisso, separamos dicas para fazer ladeira de uma maneira não tão penosa. Essas dicas ajudarão tanto iniciantes quanto aqueles que já têm alguma experiência.

Existem duas formas de fazer ladeira. Uma delas é feita com o pé e a outra é feita com a utilização do freio de mão. Dependendo da ladeira você pode fazer de uma forma ou de outra. Se a ladeira for muito íngreme, utilizar o freio de mão se tornará mais fácil.

Para fazer uma boa ladeira com o pé é necessário saber fazer meia embreagem. Quando parar em uma ladeira, com o pé no freio passe a primeira marcha. Depois pise na embreagem. Vá soltando-a aos poucos, até sentir o carro trepidar. Isso deve ocorrer quando a embreagem estiver próximo da metade.

Esse é o chamado ponto de embreagem. Nesse momento, mantenha a embreagem na posição, tire o pé do freio e acelere um pouco. O carro irá andar suavemente. A partir daí é só controlar a embreagem e a aceleração.

Ao utilizar esse método, até que você tenha uma boa prática, pode acontecer de você soltar o freio e o carro andar para trás. Se isso acontecer, pise novamente no freio e solte um pouco mais a embreagem. Depois, solte devagar o freio. Faça isso até que, ao soltar o freio, o carro ficou parado. Quando isso acontecer, acelere e siga seu caminho.

Para não correr riscos, o ideal é iniciar o treinamento em terrenos planos. Vá para um local pouco movimentado e treine fazer meia embreagem até que consiga soltar o freio e o carro andar.

Lembre-se que numa ladeira sofremos com a gravidade, que fará seu carro andar para trás se você não dominar completamente como fazer ladeira. Por isso, treine em um lugar plano e depois vá subindo em pequenas ladeiras antes de se arriscar.

Uma dica que ajudará bastante: quanto mais alta for à ladeira que você subir, mais alto seu pé deverá ficar na embreagem. Dependendo da ladeira pode acontecer da embreagem ficar na última posição e o carro voltar ou morrer. O que fará você ter sucesso é manter uma aceleração constante.

Não acelere para fazer o carro andar, mas para dar impulso na saída do mesmo enquanto pisa na embreagem para não deixar o carro sair. Deve ficar num ponto onde se pisar na embreagem o carro para e se soltar ele anda.

Para fazer ladeira com o freio de mão, indicada em ladeiras muito íngremes, pare o carro, puxe o freio de mão e solte o freio do pé. Depois, acelere até o motor roncar. Solte a embreagem devagar até o carro querer andar.

Você perceberá que a frente subirá levemente. Solte o freio de mão e seu carro andará. Você tem que estar com o freio de mão muito bem regulado para funcionar. Se não, prefira o outro método.

Com essas dicas e treino você fará ladeira com muita facilidade!

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Automóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *