Como lavar o seu automóvel

Lave o automóvel e limpe o interior com um intervalo de poucas semanas — mais frequentemente no Inverno – e de seis em seis meses dê-lhe um polimento com uma cera própria. Escolha um dia em que não chova, mas não o lave ao sol, pois secará depressa demais, ficando com manchas.

Print Friendly, PDF & Email

Lave o automóvel e limpe o interior com um intervalo de poucas semanas — mais frequentemente no inverno, e de seis em seis meses dê-lhe um polimento com uma cera própria. Escolha um dia em que não chova, mas não o lave ao sol, pois secará depressa demais, ficando com manchas.

O interior

Comece por limpar o interior, retirando, se possível, os tapetes. Aspire o chão do automóvel. Aspire também os tapetes e, se necessário, limpe-os com um produto apropriado. Aspire os estofos e limpe-os com um produto de limpeza de estofos. Lave o forro do tecto utilizando um detergente diluído. Limpe os vidros por dentro com água quente, à qual adicionou algumas gotas de álcool metílico. Evite danificar a parte eléctrica do desembaciador do vidro de trás — utilize uma esponja e passe-a ao longo das linhas.

O exterior

Utilize uma mangueira ou deite sobre a carroçaria baldes de água. Comece pelo tejadilho e, se está a utilizar uma mangueira, dirija o jacto para debaixo dos guarda-lamas para retirar quaisquer bocados de lama que aí se tenham acumulado. Não lave as rodas com a mangueira, porque a água pode entrar para dentro do sistema de óleo dos travões. Use uma escova dura mergulhada em água. Lave o automóvel com um detergente próprio (não utilize detergentes de uso doméstico, porque podem manchar a pintura), passando com uma esponja; retire o detergente com água fria e seque o automóvel com uma camurça.

Polimento

Existem no mercado diversos produtos para polimento que pode adquirir nas lojas de artigos para automóveis; muitos contêm cera, o que dará ao automóvel um brilho intenso e protegerá a pintura. Depois de lavar o automóvel, aplique o polimento de acordo com as instruções do fabricante. Dê polimento com um pano macio ou um disco polidor adaptado a um berbequim eléctrico. Após o polimento, limpe os cromados com um produto próprio.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Automóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *