Como cuidar de peixes num aquário

Dè aos seus peixes comida apropriada e de boa qualidade tinas vezes ao dia, mas certifique-se ele que lhes fornece apenas a quantidade cie alimento que podem consumir em cinco minutos. Reforce a dieta com alimentos secos. Como pitéu especial, podedar-lhes Artémid (camarões de salmoura). Se se ausentar durante um ou dois dias, os peixes não necessitam de ser alimentados.

Print Friendly, PDF & Email

Como existem dois tipos de peixes de aquário, os peixes de água fria e os peixes tropicais, necessitará de dois aquários se tenciona adquirir ambos os tipos.

Espécies de peixes de água fria para começar

Comece com um número reduzido de peixes e aumente-o à medida que for adquirindo experiência. O peixe-vermclho, o peixe de água fria mais comum, é o ideal para os principiantes. Cresce até atingir pelo menos 15 cm de comprimento, tem uma vida longa e é fácil de tratar. Existem outras variedades de peixes de água fria também muito populares, como osbubuiikiii, os espadas, as molinésias. os escalares, o telescópio, a oranda e a carpa. Estes peixes podem ser mantidos à temperatura ambiente  entre10 e 23°C.

Aquário de peixes tropicais

Um aquário tropical pode incluir muitas espécies coloridas, tais como os gtippies, iieons, platlies e peixes-lutadores. Mas nunca junte dois destes machos, pois lutarão até à morte. Os peixes tropicais necessitam de um aquecedor com termostato para manter a água a uma temperatura entre 22 e 26°C.

A escolha de um aquário

O tamanho do aquário depende normalmente do número de peixes que o habitem, mas o melhor que tem a fazer é comprar o tamanho máximo que puder. Coloque-o numa superfície firme e plana ou num suporte robusto e disponha uma camada de mosaicos de poliestireno por baixo dele.

Cubra o aquário com vidro ou plástico transparente para impedir que entre sujidade ou os peixes saltem para fora. Uma cobertura reduzirá também a evaporação e ajudará a manter a água a uma temperatura constante.

A iluminação deverá ser fornecida por lâmpadas fluorescentes ou se quiser poupar eletricidade, por lâmpadas de leds fixas à cobertura do aquário. Uma janela virada a norte é ideal, mas evite a luz solar excessiva; reduza a luz se a água ficar verde ou ocorrer um crescimento exagerado de algas verdes. Instale uma bomba de ar com um filtro para conservar a água limpa e manter um bom nível de oxigénio.

A montagem do aquário

Lave o aquário com água limpa, coloque o filtro no fundo do aquário e cubra o fundo com 4-8 cm de areão especial para aquário, depois de ter sido bem enxaguado, e forme um declive em direcção à parte da frente. Decore-o com pedras ou seixos ou pedaços de rochas bem lavados.

As plantas podem ser de plástico ou verdadeiras. Ponha O conjunto a funcionar durante alguns dias para se certificar de que não há falhas.

Comprar peixes

Examine cuidadosamente os peixes na loja antes de os comprar. Escolha peixes vigorosos, bem alimentados e escorreitos. Não ponha um número excessivo de peixes no mesmo aquário — os peixes de água fria necessitam de um mínimo de 21 por 2,5cm por peixe; os tropicais, de um mínimo de 7,5 cm2 de superfície por 2,5 cm dé peixe. Ao transportar os peixes num saco de plástico, certifique-se de que a temperatura se mantém constante para obviar o perigo de choque térmico. Deixe os peixes flutuar no aquário, ainda dentro do saco. durante 10 minutos antes de os libertar.

como-cuidar-aquario

A alimentaçãodos peixes de Aquário

Dè aos seus peixes comida apropriada e de boa qualidade várias vezes ao dia, mas certifique-se de que lhes fornece apenas a quantidade de alimento que podem consumir em cinco minutos. Reforce a dieta com alimentos secos. Como pitéu especial, podedar-lhes Artémid (camarões de salmoura). Se se ausentar durante um ou dois dias, os peixes não necessitam de ser alimentados.

Como manter os peixes saudáveis

Verifique diariamente a temperatura de um aquário de peixes tropicais e mantenha o vidro limpo. As algas podem ser retiradas dos lados com um íman de algas  dois imanes de frente um para o outro, um do lado de dentro e outro do lado de fora. Retire os sedimentos e os restos de comida com um tubo de sifão ou um aspirador próprio. Ambos os instrumentos são vendidos nas lojas de animais. Mude um quarto da água de duas em duas ou três em três semanas.

Esteja atento a qualquer sinal de doença — as duas doenças mais vulgares são os fungos, manchas brancas no corpo que parecem bocados de algodão, e o íctio, que aparece sob a forma de manchas brancas do tamanho de uma cabeça de alfinete. Numa loja de animais poderáaconselhar-se a respeito do tratamento.

Se os peixes vierem, ofegantes, à tona de água, isso será muito provavelmente devido à falta de oxigénio ou a calor excessivo. Evite o desenvolvimento de parasitas desinfectando as novas plantas e pondo os novos peixes de quarentena noutro aquário durante duas ou três semanas. Coloque os peixes de aspecto adoentado noutro aquário para observação.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • adorei obrigado

    linda ines 26 de janeiro de 2011 12:27 Responder
  • fiquei exatamente a saber o mesmo………NADA. adeus

    Alexandre Porfirio 13 de junho de 2012 23:23 Responder
  • tenho um aquário com 3 peixes de água fria. Preciso ausentar-me de casa durante uma semana, como faço com a alimentação????

    Guida Almeida 22 de outubro de 2012 14:24 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *