Como Navegar com Canoas e Caiaques

As actuais canoas abertas são muito semelhantes às dos índios norte-americanos. Os caiaques, hoje utilizados quase universalmente para recreio e desporto, descendem de uma embarcação esquimó coberta, de popa em bico.

As canoas são impelidas por um remo de uma só pá (pagaia). Os remos dos caiaques têm uma pá em cada extremidade, por vezes com as pás formando um ângulo de 90″ entre si.

O embarque numa canoa ou num caiaque

Puxe a canoa ou o caiaque para junto da margem, com a proa virada para montante. Nos caiaques de poço amplo e nas canoas, ajoelhe-se à beira de água e coloque o remo com uma das extremidades na margem e a outra atravessada na canoa, adiante do poço.

Nos caiaques de poço pequeno, o remo é atravessado atrás do poço, com o comprimento maior pousado na margem.

Agarre a borda de trás tio poço e a cana do remo com a mão de fora e apoie-sc com a outra mão na parte da cana que está assente em terra, pondo um pé sensivelmente a meio do barco. Puxe a outra perna e enfie-a sob o convés, sentando-se no mesmo movimento.

Como remar num caiaque

Primeiro, segure o remo pela cana e apoie-o em cima da cabeça com os cotovelos abertos em ângulo recto. Marque as posições das mãos com fita isoladora, assegurando-se de que ficam equidistantes das extremidades do remo. Agarre o remo sempre nestas posições.

Mergulhe uma pá na água o mais à frente possível, rodando o tronco sem dobrar a cintura. Puxe a pá dentro de água, rodando o tronco no sentido inverso; automaticamente, o outro braço vai para a frente.

Quando a pá submersa estiver alinhada pela anca, levante-a da água, rodando ao mesmo tempo o pulso para colocar a outra pá perpendicular à água (no caso de um remo com as pás a 90°). Estenda o braço para a frente e repita os movimentos como na primeira remada.

Os remos de pás chatas podem ser usados indistintamente ã direita ou à esquerda. Os remos de pás curvas ou em concha têm de seguir a mão que controla a acção de torção — se, por exemplo, é a mão direita, então a pá direita fica com a parte curva voltada para baixo enquanto a esquerda está na água.

Como remar numa canoa

Segure a pagaia com uma das mãos na pega e a outra cerca de 15 cm acima da pá. Estenda a pagaia para a frente e mergulhe a pá na água, puxando-a para si até ficar a par da anca. Levante a pá, rode a pagaia para a frente por cima da canoa e volte a mergulhá-la no outro lado.

Como virar e parar

Para virar a canoa para a direita, por exemplo, aplique mais força à remada da esquerda ou faça-a com um movimento mais amplo.

Para parar um caiaque, dê remadas curtas e firmes de trás para a frente cm ambos os lados.

A segurança

 Use sempre um colete de salvação. Existem vários tipos de coletes, uns mais leves e confortáveis, apropriados para águas interiores calmas, e outros mais sofisticados e seguros, para navegação no mar e em águas agitadas.

Treine-se num local abrigado e com apoio de alguém mais experiente antes de se aventurar sozinho. Em particular, treine-se a virar propositadamente a embarcação para ter a certeza de que consegue sair e endireitá-la por si próprio.

 

 

 


2 comentários

  1. Moreira 14 de Novembro de 2010
    • amanda 31 de Outubro de 2012

Adicionar Comentário