Tutorial FL Studio – Aprender a usar o Fruity Filter

  • on 15 de março de 2012
  • Likes!

Este tutorial irá explicar os princípios de utilização de um filtro de áudio no FL Studio, em conjunto com algumas dicas e truques que poderá usar nos seus projectos.

Basicamente, um filtro de áudio faz exactamente como o nome diz, filtra o áudio acima ou abaixo de uma certa frequência – frequência cutoff. Neste tutorial vamos usar o Fruity Filter e aprender a usar os filtros Low Pass e High Pass.

Um filtro Low Pass faz com que sejam eliminadas todas as frequências acima do ponto cutoff que escolher, ou seja, só serão ouvidas as frequências mais baixas, como por exemplo kicks, baixos de guitarra ou outro tipo de instrumentos com frequências baixas. Inversamente temos o filtro High Pass, que corta todas as frequências abaixo do ponto cutoff, apenas faz passar as frequências mais altas, como por exemplo pratos de bateria ou as notas com as frequências mais altas de um synth.

Então agora passando à prática, abra o seu Fruity Loops e crie algo básico rapidamente ou carregue algum projecto já feito. Tente usar algo completo, que inclua pelo menos um kick, um baixo ou um synth, um snare, uns pratos, uns cymbals e talvez alguns samples também.

 

Agora abra o Mixer e seleccione o canal do master. Na parte direita, nos slots de efeitos, adicione o Fruity Filter.

No Fruity Filter deverá ver então 6 knobs (Cutoff freq, Resonance, Low Pass, Band Pass, High Pass, e x2). Vamos focar-nos apenas nos knobs dos filtros Cutoff, Low Pass, e High Pass. Comece por move-los completamente para a esquerda. Se carregar no play, provavelmente não irá conseguir ouvir nada pois os filtros estão a cortar tudo, não deixando qualquer tipo de áudio passar.

Primeiro, mova o knob do Low Pass completamente para a direita, isto irá fazer com que este filtro seja ligado. E agora, lentamente, mova o knob do filtro Cutoff para a direita. E agora deverá começar a ouvir alguma coisa, principalmente os instrumentos de baixas frequências, como o baixo, o kick, etc.

 

O High Pass funciona da mesma forma, mas em vez de deixar passar as frequências baixas, deixa passar apenas as frequências mais altas. Mova o knob do Low Pass todo para a esquerda e mova o knob do High Pass todo para a direita. Agora, à medida que move o knob do Cutoff para a direita, irá começar a deixar de ouvir os instrumentos de frequências mais baixas e irá ouvir cada vez mais só as frequências mais altas, como os pratos por exemplo.

Poderá também automatizar estes filtros e ir experimentando efeitos como o ‘WahWah‘. Se ligar o knob x2 e aumentar o knob da Resonance, irá obter resultados ainda mais significativos na sua faixa.

Agora que sabe o básico deste tipo de filtros, faça as suas próprias experiências nos seus projectos e em breve irá conseguir dominá-los facilmente.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · · · · · · ·
Categorias do artigo:
Software · Tecnologia

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *