Como fazer um cartão de visita

No artigo de hoje, iremos ver como pode-se criar um cartão de visita totalmente profissional, com dimensões, formatos, tipografias e ilustrações voltadas aos profissionais deste ramo. O detalhe principal deste artigo é que nós não iremos usar um programa especializado para este tipo de trabalhos como o Corel Draw ou o Indesign, mas sim , o nosso antigo Fireworks. Siga então os passos para criar um cartão de visita profissional:

Como fazer um cartão de visita

Como fazer um cartão de visita com o Fireworks

  1. O primeiro passo deste processo é configurar as dimensões. A dimensão padrão para os cartões de visita é de 9.5cm x 5.5cm. E como estamos a usar o programa Fireworks, devemos meter a sua resolução para 300 pixel/Inch, para melhor o cartão no momento da impressão. Só para você ter a certeza, mesmo metendo as dimensões em cm no momento da criação do nosso trabalho, o Fireworks converte as medidas para pixel. Sendo assim, 9.5cm x 5.5cm, são 1122 x 649 pixel.
  2. O segundo passo é configurar as linhas-guias. Para os iniciantes com o programa Fireworks, para ativar as régudos pelo menu é preciso ir a View > Rulers (Ctrl + Alt + R). E para criar as linhas-guias, basta clicar na régua, segurar e arrastar para a área de desenho. No processo de criação de um cartão de visitas profissional, é sempre precido definir duas áreas: a de corte e a de segurança. Estas tais duas áreas são delimitadas pelas linhas-guia. Uma área de corte ideal, fica entre os 3mm a 5mm da área de segurança. Para deixar as linhas-guia precisamente onde queremos, basta clicarmos duas vezes sobre as mesmas e determinarmos as suas posições. Por este processo, iremos criar as seguintes marcações: Horizontal: 0 – 35 – 1087 – 1122, Vertical: 0 – 35 – 614 – 649.
  3. O terceiro passo é configurar o fundo do cartão de visita. Escolha as imagens que quer que sejam utilizadas no seu cartão de visita. Importe a imagem clicando no Ctrl + R e alinhe. Para desfocá-la, utilize o filtro Blur, que pode ser acessado através de Filters > Blut > Gaussian Blur. Após isso, crie um retângulo com as mesmas dimensões do cartão para refinar o fundo, aplicando em seguida, um preenchimento gradient radial nos tons de azul. No entanto tenha atenção, o layer (camada) que contém o retângulo azul deve estar sobre a imagem inserida anteriormente. Para concluir esta parte, aplique um Blend Mode > Hard Light no retângulo com Opacidade (Opacity) 85%.
  4. O quarto passo é configurar as curvas do fundo do cartão de visita. Neste passo você deve criar e estilizar algumas linhas curvas, que vai dar ao seu cartão de visita um efeito moderno e diferente. Estas tais curvas podem ser feitas através da ferramente Pen Tool. A seguir, aplique um preenchimento gradiente, retire a borda e inclua mais um Blend Mode. Utilizando esta técnica, alterando as opacidades e Blend Modes, faça várias curvas e distribua-as pelo cartão de visita.
  5. O quinto passo é inserir o logótipo. Faça agora um retângulo que irá servir como ”cerca” para a inserção do logótipo.
  6. Para finalizar, insira os textos que acha necessários no seu cartão de visita.

One Response

  1. Seo Martin 4 de Agosto de 2014

Adicionar Comentário