6 dicas para fazer vlog – Faça seu primeiro vlog com sucesso

Há um tempo atrás, blogs começaram a bombar na internet. Era uma rede social inovadora, legal,  onde poderíamos abordar diversos assuntos, mas com a chegada de outras redes sociais, os blogs foram perdendo um pouco do seu gigante espaço na sociedade, mesmo tudo tendo início por sua causa.

Por volta do ano de 2000 surgiram os Videoblogs (videologs), mais conhecidos como vlogs, mas era pouco acessado, não teve tanto sucesso assim em seu inicio na internet, mas depois de 5 anos estourou nas redes sociais.

Conheça as melhores dicas para fazer vlog.

 

Vlog

 

Os vlogs são uma espécie de blog, mas como o nome sugere, são vídeos, ou seja, você pode falar sobre o assunto que você quiser em um vlog. De forma resumida, os vlogs são considerados blogs só que em áudio e vídeo.

Atualmente, é algo que todo mundo quer fazer, uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo.  Talvez por sua facilidades em ficar ”famosa (o)” na internet, facilidade de comunicar-se com os outros ou até mesmo para quebrar o clima entediante de diversas palavras em um texto que simplesmente podem ser gravadas e reproduzidas com um alcance de público maior.

Para gravar um vlog é necessário que você tenha uma câmera ou webcam, microfone, conta no youtube e alguns programas, iremos disponibilizar o link de download dos programas abaixo para você.

O AMCap é um programa que captura vídeos e imagens com a sua webcam.

http://www.baixaki.com.br/download/amcap.htm

Caso você esteja gravando o som e a imagem do vlog em dispositivos diferentes, é bom o utilizar o VirtualDub. Ele sincroniza os dois, além de poder utilizar efeitos no vlog.

http://www.baixaki.com.br/download/virtualdub.htm

Caso você tenha utilizado o programa acima, utilize o programa AVI ReComp. Ele irá diminuir o tamanho do arquivo AVI.

http://www.baixaki.com.br/download/avi-recomp.htm

Depois  destes é necessário o FormatFactory, ele irá converter o vídeo de AVI para FLV.

http://www.baixaki.com.br/download/formatfactory.htm

Por último instale o Free Video Dub, ele irá recortar os trechos do vídeo que você acha desnecessário e quer remover.

http://www.baixaki.com.br/download/free-video-dub.htm

Depois de termos falado um pouco dos programas que normalmente se utilizam na criação de um vlog, daremos 6 dicas para você fazer o seu vlog.

  1. É muito importante você se preocupar com a iluminação no seu vlog. Grave com a iluminação voltada pra você. Se você for utilizar a iluminação natural de uma janela, por exemplo, grave com ela de frente para você, caso contrário não dará um efeito legal.
  2. Cuide do áudio do vlog que você pretende fazer. Você é capaz de ver um vlog com uma imagem não tão boa, mas com um áudio bom. Uma imagem boa com o áudio ruim é muito irritante. Para isso grave próximo ao dispositivo de gravação de voz, isso deixará sua voz mais alta e sem ecos.
  3. Utilize o programa que recorta momentos indesejáveis no vídeo para cortar as pausas que você faz durante a gravação, como por exemplo, as pausas que você faz para pensar no que vai falar.
  4. Cuidado com os direitos autorais. Não utilize materiais de outras pessoas, como por exemplo, fotos, vídeos, músicas ou qualquer outro material. Caso use seu vídeo pode ser retirado do ar. Seja criativo, use materiais próprios, tente fazer sucesso pelos seus méritos.
  5. Procure por sites de materiais de domínio público, para que você possa utilizar os materiais de outras pessoas, no final basta dar os créditos da pessoa pelo material cedido.
  6. Fale algo que você acha interessante, algo que você realmente queira dizer. Não tente adequar o seu vlog ao que você acha que as pessoas irão gostar, isso ficará forçado e sem graça.

2 comentários

  1. Leticia beatriz 24 de Março de 2015
    • Thalia silva 22 de Julho de 2015

Adicionar Comentário