Recuperação de dados do disco rígido de um PC

Os peritos em discos rígidos, à muitos anos que têm tentado descobrir como recuperar os dados dos discos. Estes dados podem ser perdidos por diversas razões, desde a eliminação acidental, a erros no software, a discos avariados, até a vírus presentes no sistema. Normalmente, os peritos dividem a a recuperação de dados presentes no disco em duas divisões.

A primeira divisão, em que a recuperação de dados é feita devido a danos no ficheiro ou a perda de algum ficheiro. A maioria dos problemas que surgem e resultam na perda de dados são consequência de erros na partição, interferência humana e sistema operativo corrompido.

Felizmente, existe diversos tipos de software no mercado que permitem reaver os dados do disco rígido que se pensavam perdidos. Estas ferramentas auxiliam o utilizador a recuperar os seus ficheiros, se bem que deve ter alguns cuidados na hora de as executar. Sem conhecimentos básicos ou bases em sistemas de ficheiros, nunca deve tentar efectuar uma recuperação de dados sozinho.

A segunda divisão, em que o disco rígido está completamente danificado fisicamente devido às falhas. Tentar recuperar, sozinho, os seus ficheiros quando um disco avaria ou está a falhar é um esforço que não trará bons resultados. Existem técnicos especializados na área que irão tratar da recuperação sem problemas e até repararem o seu disco.

broken-hard-drive1

Ambas as divisões de recuperação de dados de discos rígidos são tidas em consideração admitindo que apesar dos ficheiros estarem perdidos, não significa que estejam eliminados permanentemente. No entanto há que ter alguns cuidados importantes, pois algum do software de recuperação pode remover os dados do disco permanentemente. Você precisa de ter algum tipo de certeza de que o software que vai executar não vai ser prejudicial ao seu disco rígido. De acordo com especialistas o software de recuperação de dados apropriado nem sequer precisa de ser instalado no computador, pode ser executado através de um CD ou pen.

Outro cuidado a ter na hora de recuperar os seus dados, é não instalar nada no disco rígido, pois se instalar software ou guardar novos ficheiros, há uma grande possibilidade de que esses ficheiros ou software se irão sobrepor aos que perdeu, e assim, perderá esses ficheiros definitivamente.


Adicionar Comentário