Recuperação de dados do disco rígido após um desastre

Em casos extremos como explosões, fogos, inundações e outros desastres naturais, a recuperação do disco rígido ou dos ficheiro é bastante difícil. No entanto existem processos de recuperação de discos após desastres semelhantes aos utilizados nos discos que foram reparados.

De acordo com especialistas na recuperação de ficheiros, o volume de dados a recuperar pode ser imenso. A maioria das organizações e empresas afectadas por um desastre normalmente são confrontadas com diversas falhas de discos em simultâneo. Isto também é frequente na maioria das empresas que se encarregam de recuperar os seus dados, em que efectuar backups é rotina. Seja qual for o caso, o software para desastres irá auxilia-lo na procura de uma solução. A perca de dados num desastre natural só pode ser prevenido se efectuar backups para um local remoto.

Inúmeras organizações e firmas encerravam o negócio ao perderem os dados devido a um desastre natural, pois reconstruir os ficheiros de clientes, registos com assuntos financeiros, ficheiros de inventário e outros registos semelhantes pode-se tornar impossível. No entanto, graças ao avanço da tecnologia já é possível recuperar, em muitos dos casos, os dados perdidos num desastre através de procedimentos de recuperação de ficheiros para discos rígidos.

691594_50478723-hard-drive-ice-572x429

Disco rígido afectado por fogo

Através de alguns processos de recuperação de discos, pode recuperar os dados de discos rígidos danificados pelo fogo, até depois de os danos o terem afectado externamente como partes de plástico derretidas etc. Apesar de ser possível recuperar os dados, a hipótese pode ficar por terra devido à utilização extintores para extinguir o fogo, pois a água que estes contêm pode infiltrar-se no disco tornando-o inútil.

Nestes casos, para prevenir ou recuperar o disco com boas perspectivas de sucesso só mesmo retirando o disco do local sem que este se molhe. Contudo, se água entrou no disco e este for acedido antes dela secar, ainda existe uma pequena chance de que o software de recuperação de dados funcione. Caso a água seque, como esta deixa vários resíduos, reduz ainda mais a hipótese de recuperar os seus dados.

Se componentes chave do disco necessitarem de ser reparados para tornar possível a recuperação de dados, terá de reconstruir a parte electrónica de modo a poder aceder aos dados do disco.

blog4

Discos rígidos afectados por água

Se o seu disco rígido estiver estado debaixo de água por um curto espaço de tempo, existe a possibilidade de a água não se ter infiltrado na estrutura principal do disco, e, apesar da recuperação neste caso ser difícil, ainda é possível. No caso de a água ter entrado na estrutura principal do disco, para que ainda exista a mínima hipótese de se conseguir recuperar os dados, é crucial que o disco rígido seja selado num recipiente com a mínima humidade possível.

Concept of Cleaning Yout Hard Drive

A maior parte das organizações conseguiram recuperar os dados que foram perdidos através do software para desastres.


Adicionar Comentário