Noções sobre os programas de spyware

O spyware é uma das ameaças da Internet com um crescimento mais acelerado. Mais de 90% de todos os computadores podem já ter sido infectados por spywares, concluem algumas estimativas da “National Cyber Security Alliance”. Estes programas foram concebidos para contornar silenciosamente firelwalls e antivírus sem o conhecimento do utilizador. Se um spyware conseguir atingir o objectivo de se instalar no computador, pode causar o caos no desempenho do sistema enquanto colecciona as informações pessoais do utilizador. Felizmente, e ao contrário dos vírus, worms e outros tipos de malware, os spywares não se auto-multiplicam.

Como é que o meu computador foi infectado?

Normalmente, os spywares podem infectar o seu computador devido a 3 causas. A causa mais comum é o utilizador instala-los acidentalmente. Neste caso, os spywares podem vir embutidos em programas grátis e experimentais que o utilizador descarrega da Internet. O utilizador deve ler o contrato do programa antes de clicar em “concordar”, pois muitas vezes o publicador do software avisa que um programa de spyware será instalado ao instalar o programa que pretende. Alguns software’s fornecem caixas clicáveis para que o utilizador possa evitar instalar o spyware. Certifique-se que verificou e leu tudo o que vinha no assistente de instalação antes de instalar um programa.

Outra maneira de um spyware obter acesso a um computador, é manipulando o utilizador para modificar as características de segurança que previnem a entrada de instalações indesejadas. Por exemplo, pode aparecer no ecrã um pop-up mascarado de janela do Windows a perguntar se desejar optimizar o seu acesso à Internet. Ao clicar, independentemente da opção que escolha, o pop-up vai ter o efeito oposto e irá instalar o programa de spyware.

Por fim, algumas aplicações de spyware infectam um sistema atacando as falhas de segurança do navegador de Internet ou outro software. Quando o utilizador acede a um site controlado por um autor de spyware, essa página contem um código concebido para atacar o navegador e forçar a instalação do programa de spyware.

spyware

Qual é o objectivo do spyware?

Os programas de spyware podem completar múltiplas tarefas maliciosas. Algumas das acções são apenas com o intuito de irritar o utilizador, outras são bastante mais agressivas.

Os spywares podem:

1- Monitorizar as teclas digitadas pelo utilizador,

2- Sondar ficheiros no seu disco rígido,

3- Analisar as aplicações do ambiente de trabalho do utilizador,

4- Instalar outros programas de spyware no computador,

5- Ler os seus cookies,

6- Furtar os seus números de cartão de crédito, palavras-passe e outras informações pessoais,

7- Alterar a página principal do seu navegador de Internet,

8- Sofrer um mutação, tornando-se um spyware de segunda geração, sendo mais difícil de eliminar,

9- Tornar o seu computador mais lento,

10- Abrir constantemente janelas de publicidade,

Exemplos de Spywares

Deixamos aqui alguns exemplos dos spywares que são vistos com mais frequência.:

CoolWebSearch – É um grupo de programas que são instalados através de falhas encontradas no Internet Explorer. Estes programas redireccionam o tráfego para publicidades nos sites, incluindo o “coolwebsearch.com”. Este spyware abre pop-ups de publicidade, altera os resultados de pesquisa no motor de busca e altera o ficheiro “host” do computador para redireccionar o DNS para procurar sites pré-seleccionados.

Internet Optimizer ou DyFuCa – Redirecciona as páginas de erro do Internet Explorer para páginas de publicidade. Quando o utilizador clica no link do erro do Internet Explorer, aparece uma página de publicidade.

HuntBar /WinTools ou Adware.Websearch – É distribuído pelo Traffic Syndicate e é instalado por ActiveX ao descarregar ficheiros ou programas em sites afiliados, ou em publicidades mostradas por outros programas de spyware. É um óptimo exemplo de como um spyware pode instalar outros spywares. Estes programas adicionam barras de ferramentas ao Internet Explorer, perseguem os comportamentos de pesquisa na net e exibem publicidade.

Ways-of-Identity-Theft

Como posso prevenir ser infectado por spywares?

Existem algumas medidas que pode tomar para prevenir que um spyware infecte o seu sistema. Primeiro, invista num programa pago de anti-spyware que seja fiável, ou num antivírus com sistema de anti-spywares incluído. Existem várias empresas que oferecem este tipo de protecção, como a Sophos, Symantec, McAfee, entre outras. Estes programas fornecem protecção em tempo real, analise e remoção de qualquer programa de spyware. Não se esqueça de manter o seu antivírus sempre actualizado.

O Internet Explorer (IE) é um grande contribuidor para os problemas de spyware, pois este tipo de programas gostam de se anexar às funcionalidades deste navegador de Internet e de explorar as suas fraquezas. Devido a isto, muitos dos utilizadores preferem um navegador que não seja o IE. No entanto, se prefere manter-se com o Internet Explorer, assegure-se que o navegador sempre que possível e que apenas descarrega programas de empresas fiáveis. Isto reduz a hipótese de ser infectado por um spyware.

E quando tudo falha?

Se o seu computador tiver sido infectado com um grande número de programas de spyware, a única solução que pode ter é efectuar um backup dos dados e reinstalar o sistema operativo.

 


Adicionar Comentário