Introdução à licitação em leilões do eBay e à compra no eBay

Já reparou que quando abre um jornal, vê televisão ou tem uma conversa, as pessoas parecem estar a falar do eBay? Se nunca o utilizou e nem tão pouco imagina o que é, as probabilidades são de que se esteja a sentir um pouco posto de lado. Mas não se preocupe! Este artigo contém tudo o que precisa saber sobre os princípios básicos da licitação e da compra no eBay.

O que é o eBay?

O eBay é um site de leilões on-line – e não apenas um site de leilões qualquer, mas o maior do mundo. Se sabe como funciona um leilão, então já sabe aproximadamente, como funciona o eBay. Alguém acrescenta no site algo que quer vender e, em seguida, compradores vêm colocar ofertas sobre o mesmo. O lance mais alto ganha o item!
É tão simples quanto isso.

Porem sendo o eBay um leilão on-line faz uma grande diferença. As Compras e vendas não são reservadas para qualquer elite. O eBay aceita quase qualquer item, não importa que seja pequeno e, em seguida, irá anunciá-lo em seus sites de todo o mundo. É uma combinação poderosa de um leilão e um mercado um pouco caótico.

O que é Licitar?

Licitar é dizer o valor que vai pagar por um item num leilão. Licitar no eBay, no entanto, não funciona exactamente da mesma forma que num leilão normal, pelo menos na teoria. No eBay,  você informa ao site o valor máximo que está disposto a pagar por cada item, e o eBay coloca o lance por si. Isso significa que você pode dizer que está disposto a pagar até US $100 por uma coisa e apenas ter de pagar  $50, se for esse o lance máximo que alguém tenha colocado.

Não é tão complicado como parece – a melhor maneira de se acostumar é a tentar. Em primeiro lugar, a melhor coisa a fazer é ir ao site do eBay concebido para o seu país. Se você não sabe o endereço, basta ir ao site www.ebay.com e lá está a lista de países do eBay. O eBay em português é www.ebay.pt. Agora, na primeira página verá uma grande caixa marcada “Pesquisar”: basta digitar qualquer coisa que gostaria de comprar.
Não foi fácil? Agora você deve ter uma lista de itens para venda à sua frente, juntamente com o valor que as pessoas estão a licitar para os mesmos e a hora a que terminam os lances para cada item. Se clicar num deles, poderá ler a descrição e, de seguida – se estiver satisfeito com o item e disposto a pagar mais do que a actual proposta mais elevada, pode licitar!

Como posso licitar?

Role para a parte inferior da página de discrição de um item, e digite na caixa o valor máximo que está disposto a pagar (o seu lance máximo). Em seguida, basta pressionar o botão “colocar lance” e fazer login, ou passar por um processo de registo rápido, se não tiver um usuário do eBay).
Se o lance máximo de alguém, sobre esse item, for superior ao seu, então o eBay dir-lhe-á e dar-lhe-á a oportunidade de licitar novamente. Caso contrário, você é agora o novo licitante com a oferta mais elevada! Tudo que precisa fazer agora é esperar até o final do leilão – se alguém oferecer mais, você será notificado por e-mail pelo eBay e pode licitar novamente.

Tudo soa bem, não? Mas pode estar a pensar se um site tão caótico como o eBay, pode ser realmente seguro, para se poder comprar através dele. É por isso que o próximo artigo desta série será sobre os seus direitos quando compra a partir do eBay.


One Response

  1. Catarina 18 de Outubro de 2012

Adicionar Comentário