Como fazer um site grátis passo a passo

Como fazer um site grátis

Gostaria de saber como fazer um site grátis passo a passo mas não sabe bem como proceder? Hoje em dia já não é tarefa difícil, mesmo para quem não tem grande experiência ou que nunca tiveram oportunidade de criar um site anteriormente.

Para fazer um site grátis, saiba que em primeiro lugar há que registrar um nome de domínio. Este vai ser o endereço principal do site, também conhecido como URL, mas saiba que não representa o site real.
Em segundo lugar, há que escolher o serviço de hospedagem. Este servidor é onde todo o conteúdo do site vai estar armazenado. De notar que quando se fala em hospedagem grátis, em regra, esses serviços gratuitos incluem não apenas a hospedagem, mas também o nome de domínio.

Para fazer um site grátis passo a passo, saiba que a forma de o fazer irá depender do tipo de site que deseja construir. A título de exemplo, para criar um blog ou mesmo um site estático, tem à sua disposição o WordPress, a maior e mais robusta plataforma de Content Management System – CMS – atual. Não é apenas muito fácil de ser utilizada, mas também é grátis.

Algumas das melhores opções de construtores de sites são:

  • Wix – que permite criar sites profissionais feitos em Flash e HTML5;
  • Webnode – este é o mais completo e fácil de trabalhar;
  • Google sites – é oferecido pela Google e possibilita o desenvolvimento de sites simples;
  • Weebly – permite criar um site profissional com facilidade;
  • Yola – permite a criação de um site profissional com extrema facilidade.

Todas as plataformas online que listamos acima possuiem um processo passo a passo que o levam à construção do seu site grátis.

Como-fazer-um-site-grátis-passo-passo

No entanto Para fazer um site grátis envolve o uso de alguns programas específicos para a criação e edição dos arquivos que o compõem, como por exemplo editar as imagens.

Outra questão que deverá ter em mente são os tipos de linguagem utilizada. O HTML é das mais antigas linguagens utilizadas no desenvolvimento de sites. Saber mexer com os códigos não é necessário, pois existem editores de sites, como o DreamWeaver, FrontPage e as plataformas online que indicamos também têm editors que permitem que faça todo o site sem conhecimentos de HTML.

Para fazer um site grátis, saiba ainda que o editor de imagens servirá para criar e editar as imagens a serem utilizadas no site, pelo que irá precisar de um programa para isto. Muitos webmasters utilizam o PhotoShop e o FireWorks que são softwares pagos, no entanto pode optar pela solução open source (grátis) Gimp.
Para editar animações, vai precisar de programas específicos para criar e editar alguns formatos de ficheiros, sendo que os mais utilizados são o gif animados e flash.

Ainda em como fazer um site grátis passo a passo, não se deverá esquecer que ele deve estar disponível aos visitantes, pelo que o site deverá estar guardado num servidor também denominado de servidor de hospedagem. Quando estiver pronto para fazer um site grátis, opte por um servidor como o FreeHosting, caso não utilize nenhuma das soluções que indicamos, pois estas plataformas já fazem o alojamento do seu site.
Por fim, o envio de arquivos de um site que criou para o servidor é feito por um gerenciador e upload e download de arquivos.
Saiba, nesta última fase de como fazer um site grátis passo a passo, é que os servidores de sites gratuitos costumam possuir um gerenciador FTP próprio. Mas, caso pretenda fazer um site mais profissional, recomenda-se o uso de um programa FTP mais completo como o FileZilla que é grátis.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *