Como criar um site, saiba as várias formas de fazer um site ou blog

Existem inumeras formas de se fazer um site, dependendo das suas necessidades. Abaixo você confere dicas de programas e serviços que você poderá utilizar para fazer um site grátis.

Sistemas CMS

Sistemas CMS (Content Management System) em português (sistema para gerenciar conteúdos) que facilitam a criação, gestão de conteúdo e manutenção do site.

Em um sistema CMS a gestão do conteúdo pode ser feita online através de um painel de controle que pode ser gerenciado por um ou mais indivíduos. Neste painel é possível criar e editar páginas, inserir imagens, vídeos e configurar o funcionamento do site.

Existem diversos tipos de CMS para diversas finalidades e os melhores CMSs gratuitos que possuem suporte por parte da comunidade brasileira são:

Para criação de Sites
Joomla, Xoops, Drupal

Para criação de Blogs
WordPress (este é o mesmo sistema utilizado para criar o ComoFazer.org)

Para criação de Fóruns
PhpBB

Construtores de sites Grátis

Com os construtores de sites você pode criar seu site através de um painel de controle online que facilita a administração do site e gestão do conteúdo.

Dentre os construtores de sites online estão o Webnode, Blogger, Weebly, Ucoz, Google Sites, Wix e Yola.

Em relação os CMSs, os construtores de sites online tem a vantagem de você não precisar se preocupar com a instalação ou atualizações da plataforma. Toda a manutenção é feita pela empresa que oferece o serviço.

Cada um dos construtores citados acima possuem suas limitações distintas que podem impedir que você customize seu site da maneira que você deseja.

Editores de Sites

Os editores de sites ajudam criar um site com maior controle sobre os elementos visuais do site, alguns exemplos de programas assim seriam o DreamWeaver, NVU, Trellian WebPage 4 e WebAcappella.

Sites feitos com os editores de sites necessitam de servidores apropriados para a publicação de forma que eles estejam acessíveis na internet. Você pode contratar uma empresa de hospedagem profissional ou utilizar uma empresa que ofereça o serviço de hospedagem gratuitamente.

Tipos de linguagens utilizadas para fazer sites e blogs

A linguagem mais utilizada é o HTML. A palavra HTML é uma forma reduzida de HyperText Markup Language e está presente na maioria dos sites. Saber mexer com estes códigos não é necessário, pois editores de sites como o DreamWeaver e FrontPage permitem a criação de sites estáticos em modo visual, isso quer dizer que você vê o resultado final enquanto está trabalhando no site.

Uma das desvantagens que influenciam os programadores a utilizarem outros tipos de linguagens como o PHP, é o fato de o HTML ser uma linguagem estática, isso quer dizer por exemplo que não seria possível o desenvolvimento de uma loja virtual utilizando apenas o HTML.

Linguagens dinâmicas como o PHP, ASP e CGI são utilizadas para criações de sites complexos como lojas virtuais, fóruns, sites de comunidades, etc…

Domínio do Site/Blog

Domínio é o endereço do seu site. É o nome dado ao site que ao ser digitado na barra de endereços do navegador, irá direcionar o visitante ao seu site.

Editores de imagens

São utilizados para editar imagens que serão utilizadas no seu site. Dois programas mais utilizados por webmasters são o PhotoShop e o FireWorks.

Editor de animações

Animações de imagens necessitam de programas específicos para isso. Os tipos de animações mais utilizados são o gif e flash. Para gifs o mais utilizado é o FireWorks da Adobe e para animações em Flash o Macromedia Flash.
Com o aparecimento do html5 o flash está a perder popularidade.

Hospedagem de Sites

Para que um site esteja disponível para a visualização de seus visitantes, é necessário que ele esteja guardado em um servidor que também é chamado de servidor de hospedagem. Eu recomendo os servidores da HostGator e da BlueHost.
Você também pode optar por um servidor de hospedagem gratuita.

Programa FTP

É um programa utilizado para enviar os dados para seu servidor. Servidores de sites gratuitos costumam possuir um gerenciador FTP próprio. Porém para sites profissionais é recomendado o uso de um programa FTP mais completo como o FileZilla.

Conclusão

Não é uma tarefa tão simples assim criar um site, porém para quem não possui muita experiência eu recomendo utilizar os CMSs que são relativamente fáceis de se utilizar. Ou quem quer menos trabalho ainda os Construtores de sites Grátis.


Adicionar Comentário