Como recuperar disco rígido: Procedimentos para recuperar os seus dados valiosos

A informação mais comum a ser escondida pelos fabricantes de discos rígidos é a longevidade dos mesmos. Daí todas as pessoas que utilizam um computador à alguns anos já tenham passado pela necessidade de recuperar os dados perdidos no seu disco rígido.

Apesar da maior parte dos discos durar mais de 10 anos, alguns chegam a não durar um ano.

Outra informação omitida pelos fabricantes é que, na maioria dos casos, os discos rígidos poderão avariar mesmo se não estiverem sujeitos a condições ou uso anormais. No entanto, quer o seu disco dure muito ou pouco tempo, é importante saber que recuperar um disco é possível e que existem profissionais para o auxiliar no caso de uma falha no disco.

Antes de procurar ajuda de um profissional, vamos compreender o básico da recuperação de discos rígidos.

A recuperação de discos rígidos não é mais que recuperar os dados de um disco que não pode ser acedido por meios normais ou recuperar os ficheiros que foram eliminados de um disco. O acesso a um ficheiro pode ser negado por inúmeras razões. Pode ser intervenção propositada de um humano, alguma irregularidade mecânica ou electrónica, a ocorrência de um problema de software, um vírus, etc. Independentemente da causa, o que deve ter em conta é que os seus dados podem ser recuperados em cerca de dois dias e tem uma taxa de sucesso que ronda entre 80-90%.

Hard Disk Data Recovery

Procedimentos de avaliação

Antes de qualquer operação de recuperação de dados, todo o sistema do disco rígido é avaliado. No procedimento de avaliação, o disco é submetido a testes e análises com a finalidade de se apurar a real situação do disco e a extensão dos danos.

Alguns pontos importantes a ter em consideração durante o processo de recuperação de disco rígido são:

Primeiro, o técnico irá dar-lhe uma ideia geral sobre o problema, se é um problema substancial, lógico ou os dois. Substancial significa que o problema ocorreu no hardware enquanto lógico é relacionado com software.

Se o problema for substancial, é necessário substituir partes para que a reparação resulte.

Assim que o especialista consiga aceder ao disco, será efectuada uma réplica exacta do disco na sua máquina (computador) onde o procedimento continuará.

Será realizada uma avaliação da estrutura dos dados assim como a informação sobre a quantidade de dados que poderão ser recuperados.

Assim que a avaliação de recuperação de dados estiver concluída, as observações acerca desta serão concluídas e aqui é quando uma taxa ou um valor para o serviço será fixado.

Quando o procedimento de avaliação estiver completo e a taxa fixada, o técnico entra em contacto com o cliente, não apenas para indicar o custo e as notas sobre o procedimento de avaliação, mas também para obter a aprovação por parte do cliente. Só quando o cliente aprovar o orçamento é que o técnico procede à recuperação do disco para um dispositivo média da escolha do cliente.

hdd-for-cloning

Tempo necessário para realizar a avaliação

A seguir o procedimento normal de recuperação dos dados, o tempo estimado para a conclusão é entre 24 e 48 horas, apesar do tempo requerido para efectuar a avaliação varia conforme os problemas do disco. Em casos mais graves ou excepcionais a avaliação pode se tornar mais demorada.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *