Encriptação e tornar o seu sistema seguro

O software de encriptação e criptografia é utilizado de diversas maneiras para tornar o seu sistema operativo mais seguro. Neste artigo, mostramos alguns aspectos em que este software pode ser utilizado para tornar o seu sistema mais seguro:

1- Encriptar os seus e-mails

2- Encriptar os seus ficheiros

Existem inúmeros programas de encriptação que poderão auxilia-lo e têm o benefício de serem gratuitos e terem o código fonte disponível.

A encriptação irá impedir outras pessoas de acederem à sua informação?

A encriptação torna bastante mais difícil as outras pessoas terem acesso aos seus dados importantes, como passwords ou dados sensíveis. O primeiro ponto que deve ter em mente sobre a encriptação, é que o algoritmo usado para encriptar dados pode ser simples ou mais complexo, isto afecta o nível de segurança e protecção dos ficheiros encriptados. Os sistemas encriptados são invadidos quando o método de encriptação é descoberto pelos hackers, ou seja, quanto mais simples for o algoritmo de encriptação, mais facilmente pode ser quebrado por um hacker.

Porquê preocupar-me em encriptar os meus e-mails?

É de salientar que os e-mails são muito menos seguros que as cartas escritas à mão, isto por duas boas razões. A primeira é que os dados electrónicos podem ser acedidos com bastante mais facilidade, a segunda é que os dados electrónicos são muito mais simples de copiar. Existe uma boa chance de que alguém já bisbilhotou os seus e-mails, apesar do seu esforço para o evitar.

Como proceder em relação a encriptar o meu e-mail?

Existem vários programas que o poderão auxiliar a encriptar o seu e-mail. Um bastante popular é conhecido por PGP (Pretty Good Privacy). Este programa oferece algo aos seus mails electrónicos que por norma estes não têm: Privacidade. Quando encriptado, apenas você tem acesso ao conteúdo do e-mail, para os outros curiosos aparece uma mensagem com caracteres aleatórios. O PGP tem provado ser capaz de resistir até à maioria das formas mais sofisticadas de analisar e ler texto encriptado.

images (12)

Porquê preocupar-me em encriptar os meus ficheiros?

A resposta resume-se ao que você tem armazenado no seu computador. Se tem dados financeiros importantes como números da segurança social, endereços de e-mail, números de conta e palavras-passe então arrisca-se a perder informação bastante valiosa. A maioria dos funcionários de empresas de segurança da Internet, podem confirmar a existência real da ameaça de furto de dados valiosos na Internet. Basta estar ligado a uma rede para estar vulnerável.

Como proceder em relação a encriptar os meus ficheiros?

Estão disponíveis programas bastante bons e que são gratuitos, é o caso do AxCrypt File Encryption. Este software mostrou-se bastante eficaz a encriptar dados graças ao seu algoritmo AES-128. Com este programa também pode comprimir ficheiros.

transferir (8)


Adicionar Comentário