Como afinar Guitarra

Para afinar uma guitarra, tem primeiro de fixar a altura do som na corda do mi agudo, recorrendo a um apito para afinação, a um diapasão ou a um piano afinado. As outras cinco cordas são depois afinadas umas em relação às outras.

O mi agudo é a primeira corda e a mais fina da guitarra — quer dizer, a mais baixa do braço para uma pessoa destra. As restantes cordas são: a 2ª, si; a 3ª, sol; a 4ª, ré; a 5ª, lá; a 6ª, mi.

Se está a afinar por um piano, afine pelo mi acima do dó central. O apito de afinação está afinado para todas as cordas da guitarra; procure o mais agudo dos dois apitos do mi e sopre suave e regularmente para produzir a nota.

O diapasão dá a nota com maior precisão; segure o cabo entre o polegar e o indicador e bata com os dentes do diapasão no joelho, depois encoste a extremidade do cabo ao cavalete; os dentes, vibrando, produzirão a nota.

 

Afinação da 1ª corda: Enquanto está a soar a nota, toque a 1ª corda e compare as duas notas. Para elevar a altura do som, faça rodar a cravelha de afinação no sentido dos ponteiros do relógio: para baixar a altura do som, faça-a rodar no sentido inverso. Rode a cravelha a pouco e pouco e continue a afinar até as notas corresponderem exactamente.

Afinação da 2ª corda: Pise a 2ª corda mesmo atrás do 5° trasto — o 5º a partir da cabeça da guitarra — com a ponta do dedo médio da mão esquerda. Toque a lª corda duas vezes, depois toque a 2ª corda e afine-a em relação à 1ª.

As restantes cordas são afinadas da mesma maneira, cada uma pela que foi afinada imediatamente antes, assim: para afinar a 3ª corda, pise-a atrás do 4º trasto e afine pela 2ª corda; para a 4ª corda, pise-a atrás do 5º trasto e afine pela 3ª corda; para afinar a 5ª corda, pise-a atrás do 5º trasto e afine pela 4ª corda.


Adicionar Comentário