Como melhorar o sinal TDT

Como receber a TDT com bom sinal?

O sinal de transmissão TDT chega com boa qualidade na maior parte dos casos e não tem problemas relacionados com o sistema em si, mas há alguns aspectos importantes a ter em conta:

O sinal está a ser transmitido no canal 56 na frequência 754MHz. Como se trata duma alta frequência, o cabo coaxial da baixada com mais de 5 anos poderá provocar perdas de sinal nas frequências mais altas. Com o passar do tempo, com a chuva, com o sol, o cabo vai perdendo propriedades e a transmissão do sinal torna-se mais deficiente. No sistema analógico, quando a qualidade do sinal baixa, aparece “chuva” no TV mas continua-se a ver imagem. No sistema digital o que o receptor faz é interpretar os bits e reconstruir a imagem mesmo com uma taxa de erro elevada. Mas quando esta taxa de erro ultrapassa os 50%, a única coisa que se vê é um ecrã preto!…

Uma das formas de ultrapassar este problema é trocar o cabo coaxial ou colocar um pré-amplificador junto à antena, e aí o pré-amplificador irá aumentar o nível do sinal e compensar as perdas no cabo, acabando por receber o mesmo sinal que chega à antena (sem perdas na baixada) dando origem a uma imagem constante e com a qualidade do TDT.

Como fazer?

A NTech disponibiliza na loja inforpáscoa pré-amplificadores que podem ser colocados junto à antena, a um preço muito acessível. Estes pré-amplificadores, em grande parte dos casos, recuperam a perda de sinal da antena até ao receptor, evitando assim, substituir o cabo antigo, uma vez que passa a ter imagem a 100% sem trabalho adicional.

Mas e se a minha antena é muito velha/muito má?

A NTech disponibiliza na loja Inforpáscoa vários modelos de antenas TDT de baixo custo, muito leves, construídas 100% em alumínio, e não requerem grande experiência ou conhe­cimentos técnicos pois são de fácil instalação.

Esta gama pretende corresponder a 90% das necessidades do mercado, sen­do que nas situações em que o sinal é muito fraco, pode existir a necessidade de antenas de maior ganho, mas estas situações são raras e têm de ser resolvidas por um instalador profissional.

Este deve ir ao local, acompanhado de um medidor de campo para medir a intensidade do sinal. Desta análise, o instalador pode decidir colocar uma antena com mais elementos se for necessário, um pré-amplificador adequado, e colocar cabo coaxial de boa qualidade.

Alertamos que em 80% dos casos as nossas NTech C3 e C6 são mais que suficientes, havendo o modelo C8 para os casos mais críticos.

Como posso receber sinal TDT no meu quarto sem uma antena exterior ?

Para usar uma antena interna ou externa de mural é necessário que o sinal da zona seja de boa qualidade. Se esse fôr o seu caso, estão disponíveis 2 tipos de antenas pré-amplificadas que podem ser utilizadas no interior ou no exterior com resultados muito bons.

Antes de comprar este tipo de antenas, deve pedir na loja que lhe permitam fazer um teste em sua casa, e só depois de as testar e de confirmar que o TV não perde a imagem, ou que não apresenta distorção, é que deverá optar pela compra definitiva.

O teste deverá ser feito durante a noite, uma vez que a propagação do sinal durante a noite é pior do que de dia. (Por isso se funciona bem à noite também irá funcionar bem durante o dia).

Depois de se decidir pela antena correcta, esta deve ficar fixa (aparafusada] por forma a ter uma imagem estável.


One Response

  1. kostolias 8 de Janeiro de 2012

Adicionar Comentário